Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40268
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Escola Nacional de Belas Artes : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Aula Pública de Desenho e Figura, estabelecida por carta régia de 20 de novembro de 1800 foi a primeira ação oficial que se tem conhecimento para que se estabelecesse o ensino da arte no Brasil. Este, porém só teria início com a criação da Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, por Decreto-Lei de D. João VI, em 12 de agosto de 1816. Com a chegada ao Brasil da Missão Artística Francesa, chefiada por Joaquim Lebreton, a convite de D. João VI, viabiliza-se o projeto do ensino artístico em nosso país. Durante os primeiros dez anos, apenas algumas aulas ministradas por Debret e Grandjean de Montigny foram ministradas numa casa do centro da cidade que os dois artistas alugaram para esta finalidade. Em 1826, já com o prédio próprio projetado por Grandjean de Montigny tem início o ensino oficial das artes no Brasil, de acordo com o modelo da Academia Francesa, sendo que a Escola passa a chamar-se Academia Imperial das Belas Artes. Com o advento da República, a Academia passará a chamar-se Escola Nacional de Belas Artes e, a partir de 1971, será denominada Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nome que mantém ainda hoje.
O prédio da antiga Escola Nacional de Belas Artes foi projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios, construído durante as modernizações urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na então Capital Federal. Em 1937 o prédio passou a abrigarria também o recém cdo Museu Nacional de Belas Artes, até 1976, quando a Escola Nacional de Belas Artes foi transferida para a Ilha do Fundão. No mesmo ano, com a criação da Fundação Nacional de Arte(Funarte) houve novo compartilhamento.
Em 24 de maio de 1973, o edifício foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) e a partir de 2003 passou a abrigar na sua totalidade o Museu Nacional de Belas Artes.
Disponível em: http://www.eba.ufrj.br/index.php/a-eba/institucional. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://mnba.gov.br/portal/museu/historico.html. Acesso em: out. 2017.


Assuntos:
Museus (Edifícios); Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Universidades e faculdades

Título Secundárias: Academia Imperial das Belas Artes; Aula Pública de Desenho e Figura; Escola de Belas Artes da UFRJ; Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios; Museu Nacional de Belas Artes


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página