Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 38889
Código de Localidade: 3205002
Município: Serra
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição : Serra, ES
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Igreja Nossa Senhora da Conceição foi a primeira igreja a ser construída na Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, em 1556. Tudo começou no início da colonização portuguesa no Brasil, no ano de 1556, quando padre Bráz Lourenço, seguindo os procedimentos normais de ocupação, construiu no centro do povoado uma capela para Nossa Senhora da Conceição. Estava plantada a semente da Serra no sopé do Monte Mestre Álvaro, próximo ao Rio Santa Maria da Vitória. Um local bem diferente de onde está situada hoje. Mais de 200 anos depois da iniciativa do Padre Bráz Lourenço, a Capela, todo o povoado e uma aldeia indígena existente na região tiveram que ser transferidos para um outro local.
Nos seus jardins é fincado o Mastro, símbolo máximo da festa do Ciclo Folclórico e Religioso de São Benedito, realizada há mais de 160 anos, no dia 26 de dezembro.
Disponível em: http://www.serra.es.gov.br/setur/tradicao_e_cultura. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.turismocapixaba.com.br/igreja-nossa-senhora-da-conceicao. Acesso em: out. 2016.


Assuntos:
Capelas; Espírito Santo (Estado); Igrejas (Edifícios); Paróquias; Serra (ES)

Título Secundárias: Capela de Nossa Senhora da Conceição; Igreja de Nossa Senhora da Conceição; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística