Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 35116
Código de Localidade: 2111300
Município: São Luís
Tipo de material: fotografia
Título: [Convento, Igreja e Seminário de Santo Antônio] : São Luís, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 5 de agosto de 1624, chegou em São Luís, na qualidade de custódio visitador e comissário do Santo Ofício, Frei Cristovão de Lisboa. Trouxe em sua companhia 13 outros franciscanos e logo deu início a construção do Convento de Santo Antônio e da contígua igrejinha de Santa Margarida, posteriormente desaparecida. A Igreja permanece no mesmo local.
O convento foi inaugurado em 1 de fevereiro de 1625 e Frei Antônio da Trindade foi nomeado seu guardião.
Dizem respeito ao Convento de Santo Antônio diversos episódios de nossa história, sendo o primeiro deles a Revolta de Bequimão, cujas reuniões ali tiveram lugar, culminando com a concentração dos conjurados que de lá partiram, na noite de 23 de fevereiro de 1684 e depuseram o Capitão ­Mor Baltasar Fernandes de Sá.
Em muitas ocasiões os frades de Santo Antônio ofereceram o abrigo de seus claustros a pessoas ameaçadas, como aconteceu com os ouvidores Vicente Leite Ripado (1720) e João Francisco Leal (1792), atingidos pelo arbítrio de governadores coloniais.
Em 1836, quando se deu a criação da atual Polícia Militar do Estado, com a denominação de Corpo de Polícia da Providência do Maranhão, serviu o Convento de Santo Antônio de seu primeiro quartel. Mas logo se encontrou para o local ocupação mais condizente, ­o Seminário Episcopal de Santo Antônio, criado pelo Bispo D. Marcos Antônio de Sousa, e inaugurado a 17 de abril de 1838.
Em 1856, o convento entrou em declínio, de modo que não tinha nem frades nem recursos financeiros.
Nesse ano veio do Pará, como guardião, Frei Vicente de Jesus, responsável pela revitalização do convento e o início da construção da Igreja de Santo Antônio. Frei Vicente, entretanto, morreu em 1862, não conseguindo ver concluída a igreja por que tanto trabalhou, pedindo a ajuda dos fiéis e do poder Público.
O novo guardião do convento, Frei Ricardo do Sepulcro, deu continuidade ao trabalho de seu antecessor. Conseguiu que a partir de 1864 o Governo da Província destinasse às obras uma subvenção anual e que o engenheiro Francisco César da Silva Amaral se encarregasse delas, por determinação governamental.
A Igreja de Santo Antônio foi aberta aos fiéis em 20 de janeiro de 1867.
À direita de quem entra no templo estão, como prolongamento no sentido transversal, as Capelas do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e do Senhor Bom Jesus da Coluna, ambas de construção anterior e cujas primitivas fachadas se incorporaram à parede da igreja.
Disponível em: http://conhecaomaranhao.com.br/index.php?codigo=64&link=2. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos:
Conventos; Igrejas (Edifícios); Maranhão; São Luís (MA); Seminários teológicos


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página