Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 30543
Código de Localidade: 2913606
Município: Ilhéus
Tipo de material: fotografia
Título: Catedral de São Sebastião : Ilhéus, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
No ano de 1927, houve a iniciativa de demolir a Capela de São Sebastião, para que fosse construída uma Catedral em seu lugar. A construção da Catedral originou muita discussão, sobre o projeto e sobre a localização, que foi iniciada em 1931 por Dom Frei Eduardo Herberhold da Diocese de Ilhéus. O bispo tinha a intenção de construir a Catedral no local da antiga capela, mas isso ia contra a vontade do Intendente Eusínio Lavigne, que queria sua instalação no bairro da Cidade Nova. O problema virou o centro das discussões em toda a cidade, não só nas ruas como também no jornais locais. Após a intervenção do governo do Estado, o bispo conseguiu que a Catedral fosse no lugar da antiga Sé. Após o início de suas obras em maio de 1931, a Catedral ficou pronta 36 anos depois, e foi inaugurada em setembro de 1967. O projeto é do arquiteto Salomão da Silveira e houve também grande discussão sobre o estilo da mesma. Para encontrar uma solução, o Prefeito Eusínio Lavigne decidiu consultar o diretor da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, professor Arquimedes Memória. Assim, com 48 metros de altura em sua abóbada principal, construída em estilo eclético, religioso, romântico e renascentista, a Catedral é considerada por muitos o mais esplêndido Templo Católico do sul da Bahia, com enorme valor histórico e cultural. Segundo depoimentos, no dia da inauguração da Catedral, a cidade recebeu a visita de muitos bispos e cardeais, inclusive o representante do Papa, o Núncio Apostólico, Dom Sebastião Baggio.
Disponível em: https://ilheuscomamor.wordpress.com/patrimonio-historico/catedral-de-sao-sebastiao/. Acesso em: nov. 2016.
Disponível em: 100xjorge.blogspot.com/2012/04/historia-da-catedral.html. Acesso em: nov. 2016.
Cedida por Lourivaldo Ferreira de Oliveira, Chefe da Agência Municipal de Estatística.


Assuntos:
Bahia; Capelas; Catedrais; Igrejas (Edifícios); Ilhéus (BA)

Título Secundárias: Capela de São Sebastião


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística