Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 2412
Código de Localidade: 1501402
Município: Belém
Tipo de material: fotografia
Título: Praça do Relógio : Belém (PA)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça do Relógio, conhecida também como Praça Siqueira Campos, localizada no centro comercial de Belém foi inaugurada em 5 de outubro de 1931, para homenagear Antonio de Silveira Campos, um dos dezoito revolucionários paraenses heróis do Forte de Copacabana. Anteriormente, no local escolhido para a construção da Praça, existia a Embocadura do Igarapé do Piri. Após foi construído o prédio em que funcionaria a bolsa de valores, porém foi demolido e posteriormente o local passou a chamar-se Praça dos Aliados. O monumento que ornamenta a Praça foi demandado pelo Intendente de Belém, Antonio Faciola, no início de 1930, durante o governo de Eurico de Freitas Valle. O Relógio, feito de ferro e medindo 12 metros de altura, foi uma encomenda feita à empresa inglesa Walters MacFarlaine, mas o nome da empresa J.W. Benson também aparece como fabricante na própria torre do relógio.
A Praça do Relógio é parte do Complexo do Ver-o-Peso, tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reformado em 1999.
Disponível: https://goo.gl/kabtNf. Acesso em: set. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/CvC9Wo. Acesso em: set. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/ZcoSrf. Acesso em: out. 2017.


Assuntos:
Belém (PA); Marcos históricos; Pará; Praças

Título Secundárias: Complexo do Ver-o-Peso; Embocadura do Igarapé do Piri; Praça dos Aliados; Praça Siqueira Campos


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística