Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 5067
Código municipal: 4307203
Município: Erval Grande
Estado: Rio Grande do Sul - RS
Assuntos:
Erval Grande (RS); Rio Grande do Sul
Gentílico: erval-grandense

Histórico: O início da colonização do local onde hoje se encontra Erval Grande data de 1927. O nome do município se deve à erva-mate, muito usada primeiro pelos guaranis, depois pelos colonizadores. Inicialmente, chegaram famílias de origem italiana e cabocla. Com o passar do tempo, imigrantes de outras origens, como a polonesa e a alemã, foram constituindo a população. Além do extrativismo da erva-mate nativa, abundante na época, os moradores viviam da exploração de madeira, retirada da mata e transportada para cidades distantes através de balsas pelo Rio Uruguai.
Recentemente a cidade recebeu o cognome de “Cidade das Azaleias”, em virtude da grande quantidade dessas plantas que, na época da floração, muito embelezam a cidade.

Fonte do histórico: ERVAL GRANDE (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.ervalgrande.rs.gov.br/pg.php?area=HISTORIA. Acesso em: 23 jul. 2017.

Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Erval Grande (ex-povoado) pela Lei Estadual nº 64, de 22/08/1949, com território desmembrado do distrito de São Valentim, subordinado ao município de Erechim.
Desmembrado de Erechim, Erval Grande é elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 3.715, de 16/02/1959. O município é instalado em 07/06/1959, constituído do distrito-sede.
Pela Lei Municipal nº 20, de 1º/02/1960, é criado o distrito de Santana e anexado ao município de Erval Grande.
Pela Lei Municipal nº 137, de 13/03/1967, são criados os distritos de Goio-Ên, Pinhalzinho e Sete de Setembro e anexados ao município de Erval Grande.
Em divisão territorial datada de 1º/01/1979, o município é constituído de cinco distritos: Erval Grande, Goio-Ên, Pinhalzinho, Santana e Sete de Setembro.
Assim permanece em divisão territorial datada de 2020.

Download(s):

Download não disponível.

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página