ID: 4341
Código municipal: 4127601
Município: Tijucas do Sul
Estado: Paraná - PR
Assuntos: Paraná; Tijucas do Sul (PR)
Gentílico: tijuquense / tijucano

Histórico: Antes da chegada dos europeus, o território de Tijucas do Sul era habitado por comunidades indígenas kaigangue e Tupi-Guarani. Posteriormente, com o descobrimento do Brasil mineradores, bandeirantes, vicentistas e portugueses, em suas penetrações à procura de ouro, estabeleceram-se em arraiais formando em alguns deles pequenos povoados. Com o passar dos anos, esses se transformaram em vilas e cidades. Arraial Grande foi um dos núcleos fundado por mineradores, do qual se originou o município de Curitiba (1693), do seu desmembramento o de São José dos Pinhais (1853) e deste, o de Tijucas do Sul em 1951.
A região, serviu como ponto de ligação direta entre Curitiba e São Francisco do Sul – com o chamado Caminho dos Ambrósios. Uma trilha histórica utilizada para o transporte de mercadorias.
Nos séculos seguintes ocorreu a chegada dos africanos que foram trazidos, a força, como escravos, para o Brasil. Algumas fazendas nas localidades de Ambrósio, Barreiro, Borges, Cangoera, Lagoinha, Rio de Una, Tabatinga e Salto chegaram a ter dezenas de escravos.
Após as assinaturas das leis anti-escravagistas, a solução encontrada para força de trabalho rural, no Brasil, foi a abertura da imigração para os europeus que vieram como mão de obra livre. Estes imigrantes chegaram neste país fugindo da pobreza que era cada vez mais presente na Europa. Eles se deslocaram em grupos e foram acomodados em colônias. Algumas famílias não se adaptaram em suas colônias originais e saíram em busca de novos lugares. Foram estes os imigrantes que vieram para Tijucas do Sul. Na sua maioria eram poloneses que encontraram na Lagoinha, Rio Abaixo, Rio de Una e Saltinho um novo local para se estabelecerem.
No século XIX, Tijucas do Sul foi palco da Revolução Federalista de 1893, entre os pica-paus (legalistas) e maragatos (revolucionários gaúchos) considerada a guerra civil mais violenta do Brasil. Neste local, houve a resistência legalista com intensos combates que duraram oito dias consecutivos, até a retirada dos pica-paus. As resistências na Vila de Tijucas juntamente com a da cidade da Lapa foram decisivas para a vitória dos legalistas e a consolidação da República recém instalada.
A emancipação político-administrativa do município aconteceu em 14 de novembro de 1951. Sua denominação foi dada em virtude da existência, no local, de áreas formadas por barro preto, que os indígenas locais chamavam de tijuca. E como no estado de Santa Catarina já existia outro município chamado Tijucas, foi adicionado ao nome do município do Paraná a complementação do Sul. Ficando este denominado Tijucas do Sul.

Fonte do histórico: TIJUCAS DO SUL (PR). Prefeitura. Disponível em: https://www.tijucasdosul.pr.gov.br/cidade/panorama-do-municipio. Acesso em: 27 abr. 2023.

Formação administrativa: Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de São José dos Pinhais o distrito de Ambrósio.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 7.573, de 20-10-1938, o distrito de Ambrósio passou a denominar-se Tijucas.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito já denominado Tijucas figura no município de São José dos Pinhais.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 199, de 30-12-1943, o distrito de Tijucas passou a denominar-se Aruatã.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Aruatã permanece no município de São José dos Pinhais.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Aruatã permanece no município de São José dos Pinhais.
Elevado à categoria de município com a denominação de Tijucas do Sul, pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de São José dos Pinhais. Sede no distrito de Aruatã (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Tijucas do Sul e Agudos do Sul (ex-Carijós), ambos desmembrado de São José dos Pinhais. Instalado em 14-12-1952.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Tijucas do Sul e Agudos do Sul.
Pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25-07-1960, é desmembrado do município de Tijucas do Sul o distrito de Agudos do Sul. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2022.

Download

Download não disponível.