ID: 3669
Código municipal: 4205902
Município: Gaspar
Estado: Santa Catarina - SC
Assuntos: Gaspar (SC); Santa Catarina
Gentílico: gasparense

Histórico: Na pré-história, a partir de 5.500 a.C, o território catarinense começou a ser ocupado por grupos humanos. Depois vieram os índios. No século XVIII os índios Xoclengs refugiavam-se nas matas tropicais das encostas e vales da região, e a partir do século XIX eles foram perdendo seu território, vivendo apenas da caça e da coleta.
Aos poucos este território indígena começou a ser ocupado por novos habitantes: o homem branco. A história mostra que os primeiros colonizadores que chegaram no Estado se estabeleceram nas terras do Itajaí-Açu. Por volta de 1835 começaram a chegar os primeiros imigrantes de origem germânica que influenciaram grandemente a cultura gasparense e impulsionaram o seu desenvolvimento econômico.
Em 1875 vieram os imigrantes de origem italiana contribuindo também com a formação cultural do gasparense. Em 1880 Blumenau foi elevada à categoria de cidade e Gaspar passou a ser seu distrito.
Gaspar já pertenceu a São Francisco do Sul, Porto Belo, Itajaí e Blumenau. Para conquistar a emancipação político-administrativa, os imigrantes da região trabalharam arduamente. Os primeiros habitantes foram os índios, seguidos dos vicentistas, açorianos, alemães, portugueses e italianos. A maioria dos imigrantes foram atraídos pela exploração de ouro na Bacia do rio Itajaí-Açu e pela captura de índios, empregados como mão de obra. Outra riqueza que atraía os exploradores constituía-se na madeira leve para a construção e reparos de embarcações náuticas.
Os imigrantes criaram suas culturas específicas. Na dança, por exemplo, desenvolviam fandango (em ritmo de sapateado), chamarritas (parecido com valsa), ratoeira (de roda), pau-de-fita (damas e cavalheiros trançam fitas) e quadrilha.

Fonte do histórico: GASPAR (SC). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.gaspar.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/23119. Acesso em: ago. 2015.

Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Gaspar, pela Lei Provincial n.º 509, de 25-04-1861, subordinado do município de Blumenau.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito Gaspar figura no município Blumenau.
Elevado à categoria de município com a denominação de Gaspar pela Lei Estadual n.º 499, de 17-02-1934, sendo desmembrado de Blumenau. Sede no antigo distrito de Gaspar. Constituído de distrito sede. Instalado em 18-03-1934.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948, o município é constituído de distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Download

Download não disponível.