ID: 3411
Código municipal: 5200258
Município: Águas Lindas de Goiás
Estado: Goiás - GO
Assuntos: Goiás (Estado)
Gentílico: águas lindense

Histórico: Águas Lindas de Goiás, antes conhecida como Parque da Barragem, pertencia ao município de Santo Antônio do Descoberto. Segundo moradores pioneiros, a origem deste nome deve-se a uma homenagem à nascente Águas Lindas. Sua localização ao lado da rodovia BR-070, corredor de saída de Distrito Federal, propiciou o fluxo de muitas famílias vindas de Brasília e outras cidades próximas, que foram se aglutinando às suas margens, gerando posteriormente a explosão demográfica atual.
A emancipação do município se deu após um abaixo assinado conduzido por lideranças locais, culminando com o plebiscito no Parque da Barragem, realizado em 12 de outubro de 1995.

Fonte do histórico: Fonte: Águas Lindas de Goiás (GO). Prefeitura. 2014. Disponível em: http://www.aguaslindasdegoias.go.gov.br/index.php/cidade-aguas-lindas/historia . Acesso em: 22 jul. 2014.

Formação administrativa: Elevado à categoria de município com a denominação de Águas Lindas de Goiás, pela lei estadual nº 12797, de 27-12-1995, desmembrado de Santo Antônio do Descoberto. Sede no atual distrito de Águas Lindas de Goiás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Download

Download não disponível.