Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 3362
Código municipal: 3111507
Município: Campos Altos
Estado: Minas Gerais - MG
Gentílico: campos-altense

Histórico: Histórico

Uma abordagem histórica de Campos Altos através de períodos culturais diversos se inicia com a ocupação indígena que durou milhares de anos. As marcas e a influência destes primeiros habitantes estão presentes em forma de vestígios arqueológicos, nos hábitos alimentares, nas crenças e práticas de medicina tradicional. De certa forma, Campos Altos, como todo o Brasil é um imenso sítio arqueológico. É tanto que muitas igacabas ? urnas funerárias ? encontradas no solo do município são consideradas testemunhos da antiga presença indígena.
Pela tradição oral consta que no Século XVII, teve as primeiras incursões dos bandeirantes que atravessaram a região em busca de metais preciosos, escravos indígenas e fugitivos negros aquilombados.
Em meados do Século XVIII, escravos fugidos da região de São João Del Rey e outras vilas mineradoras, encontraram refúgio nas montanhas das serras de Campos Altos. Fundaram mais de vinte núcleos de resistência na região, como o quilombo Dornadas Catiguá ou Tengo-Tengo. A região também era conhecido como Sertão dos Quilombos de Campo Grande, por causa do grande número desses refúgios. O maior deles foi o Quilombo do Ambrósio, cujas ruínas situam-se no distrito de São São Jerônimo dos Poções.
As guerras coloniais entre colonizadores, indígenas e quilombolas duraram décadas. Somente nos anos de 1750, com a derrota dos quilombolas, foi aberta à ocupação colonial.
Segundo constam nos dados históricos alusivos ao surgimento da povoação hoje cidade de Campos Altos, o primeiro morador teria sido Leandro Henrique de Provença (ou Proença) Lara que, requerendo uma Sesmaria no local, ali se fixou, construindo uma casa que viria a ser a primeira sede da Fazenda Palestina. Posteriormente, novas famílias foram chegando e instalando novas fazendas. A atividade agrícola cresce e com ela, o povoado.
A evolução do povoado foi incrementada com a inauguração da estação de estrada de ferro Urubu, em 1913, nas terras da Fazenda Palestina e pelos novos armazéns, das novas casas grandes do Dr. Luiz de Souza Coelho e do Coronel Frederico Franco e cafuas, residências de dormentes inutilizados, onde moravam negros e mestiços pobres, trabalhadores braçais da linha ferroviária.
O nome Urubu foi derivado pela proximidade da Serra do Urubu, assim conhecida desde o Século XVIII.
Em 1921, a estação foi rebatizada de estação de Campos Altos.
Em 1943, foi criado o município de Campos Altos.
O topônimo municipal, pelo que se sabe, teve sua origem na própria configuração física do território, onde predominam os terrenos de campos e a altitude em que se encontra a cidade.

Gentílico: campos-altense.

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Campos Altos, pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, criado com terras desmembrada do distrito de Pratinha, subordinado ao município de Ibiá.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Campos Altos figura no município de Ibiá.
Foi elevado a categoria de município com a denominação de Campos Altos, pelo decreto-lei estadual nº 1.058, de 31-12-1943, desmembrado dos municípios de Ibiá e São Gotardo, com a constituição de três distritos: Campos Altos (distrito sede) e o distrito de Pratinha, desmembrados do município de Ibiá e o distrito de São Jerônimo dos Poções, desmembrado, então, do município de São Gotardo.
Pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembra do município de Campos Altos o distrito de Pratinha, que foi elevado à categoria de Município.
Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de dois distritos: Campos Altos e São Jerônimo dos Poções.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2008.

Fonte do histórico: IBGE; Revista do Archivo Público Mineiro, da Secretaria de Cultura de Minas Gerais; Prefeitura Municipal de Campos Altos e Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Download(s):

camposaltos.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística