ID: 3264
Código municipal: 5005400
Município: Maracaju
Estado: Mato Grosso do Sul - MS
Assuntos: Maracaju (MS); Mato Grosso do Sul
Gentílico: maracajuense

Histórico: Depois do afastamento dos jesuítas espanhóis, que tiveram as suas reduções desmanteladas por ação dos bandeirantes paulistas, a principiar por Antônio Raposo Tavares, nos arbores do século XVI, a região de vacaria, no planalto da Serra de Maracaju, onde se localiza o município, somente voltou a ser povoado quando, no primeiro lustro do século XX, Gabriel Francisco Lopes e seus irmãos Joaquim e José redescobriram aqueles campos, procedendo da então província de Minas Gerais, atravessando a região de Paranaíba. Gabriel Lopes trouxe, logo depois, o seu sogro Antônio Gonçalves Barbosa, que veio acompanhado pelo irmão Ignácio Gonçalves Barbosa e suas famílias, se estabelecendo nos campos que rapidamente se tornaram famosos, atraindo novas levas de mineiros que, em 1860, se instalaram na região sudoeste do planalto, fundando os núcleos que receberam a denominação de Água Fria e Santa Gertrudes.
A invasão do Paraguai por ocasião da Guerra do Paraguai, em 1864-1870, determinou o abandono das terras já cultivadas e dos extensos campos de pastagens, onde se iniciava a formação regular de rebanhos, tendo os colonos retornado a Minas Gerais e ao sudoeste de Mato Grosso, até a cessão das hostilidades e consequente retirada dos invasores. João Pedro Fernandes, radicado no lugar denominado São Bento, no atual município de Sidrolândia, em 1922 transferiu-se com o seu comércio-farmácia Santa Rosa ao povoado pertencente ao Município de Nioaque, na margem direita do Rio Brilhante. Algum tempo depois, em consequência de um surto de malária, resolveu estabelecer-se na zona que hoje compreende a cidade de Maracaju, ali instalando a sua farmácia, atendendo assim apelo dos habitantes da redondeza. Data de 1923 a fundação do núcleo que hoje é a cidade de Maracaju. Espírito esclarecedor e empreendedor, João Pedro Fernandes compreendeu a necessidade de instalar uma escola que preenchesse a lacuna então existente. Contando com o apoio dos moradores da região, organizou ele a “Sociedade Incentivadora da Instrução de Maracaju” instalada em 25 de dezembro de 1923. Nestor Pires Barbosa entregou, por doação à sociedade, 204 hectares de terras, para o fim especial de nelas, serem construídas casas para abrigo das crianças que frequentassem a escola. Mais tarde, foram adquiridos mais duzentas hectares, situadas às margens do Córrego Montalvão, sendo, então, edificado um confortável prédio para o funcionamento da escola. O desenvolvimento constante do novo povoado levou o Governo do Estado a criar o Distrito de Maracaju, topônimo do planalto e da serra em que se localizava, pela Resolução 912, de 08-08-1924. A 25 de abril de 1944, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil inaugurou a estação ferroviária de Maracaju, o que muito contribuiu para o progresso do município.

Fonte do histórico: MARACAJU (MS). Prefeitura. Disponível em: https://www.maracaju.ms.gov.br/portal/servicos/1003/historia/. Acesso em: 6 out. 2023.

Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Maracaju, pela Resolução Estadual n.º 912, de 08-07-1924, subordinado ao município de Nioaque.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Maracaju, pela Lei Estadual n.º 987, de 07-07-1928, desmembrado de Nioaque. Sede na antiga povoação de Josinópolis Constituído do distrito sede. Instalado em 07-09-1928.
Elevado à condição cidade com a denominação de Maracaju, pela Lei Estadual n.º 1.031, de 01-10-1929.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1993, o município é constituído do distrito sede.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 2 distritos: Maracaju e Vista Alegre.
Pelo Decreto-lei Federal n.º 9.055, de 12-03-1946, o distrito de Vista Alegre tomou a denominação de Ervânia.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Maracaju e Ervânia (ex-Vista Alegre).
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Pela Lei Estadual n.º 1.176, de 16-12-1958, o distrito de Ervânia voltou a chamar-se Vista Alegre.
Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Maracaju e Vista Alegre (ex-Ervânia).
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2022.

Download

Download não disponível.

O acervo físico encontra-se temporariamente indisponível para consultas em razão de obras no Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.