ID: 3246
Código municipal: 2708501
Município: São Luís do Quitunde
Estado: Alagoas - AL
Assuntos: Alagoas; São Luís do Quitunde (AL)
Gentílico: quitundense
Histórico: O território no qual se situam a cidade e o município à margem direita do Rio Santo Antônio Grande, começou a se devassado antes da invasão holandesa. As crônicas assinalam a presença desses colonizadores, principalmente na área onde hoje fica Barra de Santo Antônio, então parte de seu território. Naquela área, existem vestígios da passagem dos batavos, entre os quais um canal no Rio Getituba, no Engenho Guindaste, parecendo ter assim sido feito para evitar que viesse a ser forrado. Ali se processava o embarque de madeira por meio de um guindaste tosco, que motivou o nome daquele engenho.
Em 1832, com seus povoados vizinhos da Barra de Santo Antônio e Paripueira, abrigou fugitivos da revolução Cabana, que os tangeu de Porto Calvo e Porto de Pedras. Em 1834, tomou parte no movimento denominado Lisos e Cabeludos, facções que disputavam a hegemonia política da Província. O engenho Santo Antônio Grande, de propriedade do poderoso coronel José Paulino, chefe de uma das correntes em luta, foi atacado, havendo, na ocasião, grave derramamento de sangue.
Sabe-se da existência, em 1843, de uma pequena povoação no engenho Castanha Grande, afluente do Santo Antônio, que servia de ponto de escoamento dos produtos das terras adjacentes. Esse núcleo inicial teve seus moradores transferidos para o engenho Quitunde, por iniciativa de seu proprietário, Joaquim Machado da Cunha Cavalcanti, em 1780, que encarregou o engenheiro alemão, Carlos Baltenstern de realizar o traçado da nova povoação. Dada a vantajosa situação do local, esta teve rápido incremento, chegando sua população, um ano depois, a atingir perto de mil almas. Logo teria quatro trapiches para recebimento de açúcar.
Fonte do histórico: SÃO LUÍS DO QUITUNDE (AL). Prefeitura. Disponível em: https://saoluisdoquitunde.al.gov.br/historia. Acesso em: 16 dez. 2024.
Formação administrativa: Distrito criado com denominação de São Luís do Quitunde, pela Lei Provincial n.º 869, de 22-06-1882.
Elevado à categoria de vila com denominação de São Luís do Quitunde, pela Lei Provincial n.º 851, de 23-06-1879, desmembrado de Passo de Camaragibe. Sede na povoação de São Luís do Quitunde. Instalado em 16-05-1892.
Elevado à condição cidade com a denominação de São Luís do Quitunde, pela Lei Estadual n.º 15, de 16-05-1892.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 2 distritos: São Luís do Quitunde e Flexeiras.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município de São Luís do Quitunde aparece constituído de 3 distritos: São Luís do Quitunde, Flexeiras e Barra de Santo Antônio Grande.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 2.909, de 30-12-1943, o distrito de Barra de Santo Antônio Grande passou a denominar-se Barra de Santo Antônio.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: São Luís do Quitunde, Barra de Santo Antônio (ex-Barra de Santo Antônio Grande) e Flexeiras.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Pela Lei Estadual n.º 2.216, de 28-04-1960, é desmembrado do município São Luís do Quitunde o distrito de Flexeiras. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: São Luís do Quitunde e Barra de Santo Antônio.
Pela Lei Estadual n.º 2.285, de 20-08-1960, é desmembrado do município de São Luís do Quitunde o distrito de Barra de Santo Antônio. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.
O acervo físico encontra-se temporariamente indisponível para consultas em razão de obras no Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.