ID: 3052
Código municipal: 3550209
Município: São Miguel Arcanjo
Estado: São Paulo - SP
Assuntos: São Miguel Arcanjo (SP); São Paulo (Estado)
Gentílico: são-miguelense
Histórico: Em meados do século XIX, povoadores fixaram-se ao longo da estrada de ligação entre Sorocaba e o Sul do País, formando novas fazendas dedicadas a culturas diversas. Nessa época, ao sul de Itapetininga, um de seus povoadores, o Tenente Urias Emídio Nogueira de Barros, juntamente com parentes e amigos concentrados numa extensa área, formou o antigo bairro fazenda Velha.
Segundo informações, Maximina Nogueira Torres, filha do Tenente Urias, em homenagem ao seu marido falecido, Miguel dos Santos Terra, doou à igreja, terras para construção da capela, sob a invocação de São Miguel Arcanjo, daí derivando o nome do povoado que se formou em torno da ermida. Foi elevado em 1877, à freguesia com o nome de São Miguel Arcanjo.
O seu desenvolvimento socioeconômico iniciou-se com o cultivo do algodão, que saía da roça para descaroçamento na cidade, em beneficiadoras Nacionais e Estrangeiras, que na década de 1920, somavam vinte estabelecimentos. Segundo alguns historiadores, essa foi a fase mais rica do Município.
Quando da II Guerra Mundial, a Inglaterra, principal consumidor. Deixou de adquirir o algodão São Miguelense, os inúmeros proprietários abandonaram o seu cultivo, passando à exploração da madeira para carvão de grande importância para a economia local. Outra base econômica, na época, foi a cultura de batata iniciada pelos primeiros imigrantes Japoneses, logo após a II Guerra.
Vindo da Itália, o comendador Dante Carraro adquiriu grande área de terra e introduziu o trigo. Logo depois as culturas aumentaram e o trigo tornou-se slogan de bancos nas praças da cidade. Entretanto, com a morte de Dante Carraro, sua família abandonou essa cultura, dedicando-se à pecuária.
Na década de 1950, a família Masato Fujiwara trouxe mudas de uvas-itália que se tornou, mais tarde, a principal fonte de renda da cidade.
Fonte do histórico: SÃO MIGUEL ARCANJO (SP). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 30. p. 202-203. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_30.pdf. Acesso em: 26 nov. 2024.
Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de São Miguel Arcanjo, pela Lei Provincial n.º 58, de 12-05-1877.
Elevado à categoria de município a denominação de São Miguel Arcanjo, pela Lei Provincial n.º 86, de 01-04-1889, desmembrada do município de Itapetininga. Sede no antigo distrito São Miguel Arcanjo. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-10-1889.
Elevado à condição de cidade com a denominação de São Miguel Arcanjo, pela Lei Estadual n.º 1.038, de 19-12-1908.
Em divisão administrativa referente ao de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943.
Pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, é incorporado o distrito de Abaitinga ao município de São Miguel Arcanjo.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: São Miguel Arcanjo e Abaitinga
Pela Lei Estadual n.º 2.456, de 31-12-1953, o distrito de Abatinga foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito sede do município Miguel Arcanjo.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: São Miguel Arcanjo e Gramadão.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.
O acervo físico encontra-se temporariamente indisponível para consultas em razão de obras no Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.