Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 2996
Código municipal: 5107958
Município: Tangará da Serra
Estado: Mato Grosso - MT
Assuntos:
Mato Grosso
Gentílico: tangaraense

Histórico: Na década de 60 chegavam caravanas de toda parte, trazendo consigo famílias inteiras, a maioria procedente do Paraná, São Paulo e Minas. Desembarcavam, abriam uma clareira e erguiam um rancho, plantavam o essencial à subsistência e iniciavam a derrubada da mata para o cultivo do milho, auxiliar indispensável na criação de suínos.
Agrimensores embrenhados nas matas com os demais funcionários da Companhia de Terras descobriram, a cada dia, um novo riacho, aos quais lhes davam nomes; localidades que até hoje mantém as mesmas designações daquele tempo.
A tarefa era difícil, mas havia alegria no semblante de todos. Trabalho árduo que sempre culminava com algum tipo de festa, pois estavam eles construindo o futuro sem saber. Iam deixando, oralmente, narrativas como foram os primeiros anos de Tangará da Serra e quais eram os precursores.
Tangará da Serra, como outras cidades da região, viveu alguns ciclos importantes da economia nacional, e a lavoura cafeeira teve sua importância no seu desenvolvimento, além do milho, arroz e depois da soja, à qual se proliferou pela região e acabou se tornando, anos mais tarde parte do mundo que mais produz esse cereal.
As décadas de 70 e 80 foram época da criação da maioria dos municípios mato-grossenses e de abertura de vastas fazendas que impulsionaram o progresso e a ocupação definitiva das terra dos Parecis.
Desde o primeiro pioneiro até os acontecimentos mais recentes, Tangará da Serra preza-se por ter sua trajetória traçada por homens que souberam valorizar sua terra e sua gente, não esquecendo jamais os valores humanos e sem deixar de contar sempre com a disposição de seus moradores.
O Município de Tangará da Serra, no exuberante divisor das águas das bacias Amazônica e do Prata, originou-se em 1959, emergente do antigo povoado surgido pelo loteamento das glebas Santa Fé, Esmeralda e Juntinho, localizadas no município de Barra do Bugres.
Os senhores Júlio Martinez, Dr. Fábio Licere e Joaquim Oléa findaram a SITA- Sociedade Imobiliária Tupã para a agricultura que, atraídos pela excelente condição de clima e solo fértil, implantaram o loteamento Tangará da Serra.

Fonte do histórico: Tangará da Serra (MT). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.tangaradaserra.mt.gov.br/historia/. Acesso em: ago. 2015.

Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Tangará da Serra pela Lei Estadual n.º 2.906, de 06-01-1969, subordinado ao município de Barra do Bugres.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1971 o distrito de Tangará da Serra figura no município de Barra do Bugre.
Elevado à categoria de município com a denominação de Tangará da Serra pela Lei Estadual n.º 3.687, de 13-05-1976, sendo desmembrado de Barra do Bugres e Diamantino. Sede no atual distrito de Tangará da Serra. Constituído de 2 distritos: Tangará da Serra e Tapirapuã, ambos desmembrados de Barra do Bugre. Instalado em 01-02-1977.
Pela Lei Estadual n.º 3.852, de 12-05-1977, é criado o distrito de Progresso e anexado ao município de Tangará da Serra.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979 o município é constituído de 3 distritos: Tangará da Serra, Progresso e Tapirapuã.
Pela Lei Estadual n.º 4.081, de 10-07-1979, é criado o distrito de São Joaquim e anexado ao município de Tangará da Serra.
Pela Lei Estadual n.º 4388, de 16-11-1981, é criado o distrito de São Jorge e anexado ao município de Tangará da Serra.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983 o município é constituído de 5 distritos: Tangará da Serra, Progresso, São Joaquim, São Jorge e Tapirapuã. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Download(s):

Download não disponível.

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística