ID: 2930
Código municipal: 5105101
Município: Juara
Estado: Mato Grosso - MT
Assuntos: Juara (MT); Mato Grosso
Gentílico: juarense

Histórico: A partir do governo do Presidente Getúlio Vargas (1930-1945), a colonização da Amazônia passou a ser vista como um dos caminhos possíveis para o desenvolvimento e defesa do território brasileiro. Impulsionado pelo segundo ciclo da borracha e pela preocupação da manutenção e defesa das fronteiras, esse período ficou conhecido como a Marcha para o Oeste.
Em 1966, o então presidente Castelo Branco, faz o famoso discurso pela unificação do país, falando da ocupação da Amazônia e da necessidade de “integrar para não entregar”.
Os projetos de colonização da Amazônia através da fundação de cidades por empresas privadas, as colonizadoras, também foram estratégias políticas utilizadas pelo Governo Federal para promover a ocupação e exploração da região amazônica.
Esses processos de ocupações da Amazônia não foram naturais. Além das políticas governamentais, envolveram, sobretudo, muitas famílias envolvidas, de agricultores em busca de uma terra promissora e trabalhadores em busca de novas oportunidades.
Quando os primeiros homens brancos se instalaram no território do atual município de Juara, os povos indígenas Kayabis dominavam a região, que era muito disputada por povos de outras nações indígenas.
O início da colonização de Juara teve como referência a já estabelecida cidade de Porto dos Gaúchos. No dia 23 de setembro de1971, a empresa SIBAL, adquiriu uma área de mais de 35.000 hectares de terras, cuidadosamente selecionada com fins de colonização aqui na região e rapidamente conseguiu vender os lotes divididos desta aquisição.
Incialmente a região era denominada Gleba Taquaral e, posteriormente passou a chamar-se Juara. Há certa controvérsia em relação ao topônimo Juara. Uma das versões é de que sua origem vem da língua tupi, significando “Moça Bonita”, sendo a mais aceita. A outra versão é atribuída ao antigo diretor da SIBAL, Sr. José Olavo Giraldes Gonçalves, que teria juntado as palavras Juruena e Arinos, numa referência geográfica à região, formando a palavra “Juarinos”, mais tarde simplificado para Juara.

Fonte do histórico: JUARA (MT). Câmara Municipal. Disponível em: https://www.juara.mt.leg.br/institucional/galeria-historica-de-juara/historia-de-juara/historia-de-juara. Acesso em: 21 out. 2024.

Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Juara, pela Lei Municipal n.º 3.735, de 04-06-1976, subordinado ao município de Porto dos Gaúchos.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Juara permanece no município de Porto de Gaúchos.
Elevado à categoria de município com a denominação de Juara, pela Lei Estadual n.º 4.349, de 23-09-1981, desmembrado de Porto dos Gaúchos. Sede no atual distrito de Juara (ex-ocalidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 14-12-1981.
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Juara, Águas Clara, Catuaí e Paranorte.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.

Download

Download não disponível.

O acervo físico encontra-se temporariamente indisponível para consultas em razão de obras no Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.