ID: 2811
Código municipal: 5003801
Município: Fátima do Sul
Estado: Mato Grosso do Sul - MS
Assuntos: Fátima do Sul (MS); Mato Grosso do Sul
Gentílico: fátima-sulense

Histórico: O atual município de Fátima do Sul teve sua origem no Decreto-Lei n.º 5.941 de 28 de outubro de 1943, do Presidente da República Dr. Getúlio Dornelles Vargas, criando a Colônia Agrícola Nacional de Dourados - CAND, subordinada ao Ministério da Agricultura, posteriormente denominada Colônia Federal, com a finalidade de dividir uma extensa área de terra em lotes rurais de 30 hectares, cada um com um fim específico de oferecer um pedaço de chão à pequenos lavradores onde pudessem trabalhar e tirar o sustento de suas famílias.
A administração da CAND, dando início aos trabalhos para concretizar os objetivos de sua criação, começaram a abrir “picadas” e em 1953, a primeira zona do núcleo colonial de Dourados estava totalmente colonizada.
Apesar de não estar no planejamento da administração da CAND uma imediata expansão, devido a constante chegada de enorme quantidade de migrantes a região, tornou-se necessária a abertura de novas “picadas” em direção a Leste, uma das quais é o marco inicial da atual BR-376, que liga Dourados a Fátima do Sul.
A permanente interiorização fez com que um aglomerado de famílias instalasse um povoado a margem esquerda do Rio Dourados, atual Vila Nossa Senhora dos Navegantes, com centenas de ranchos de pau-a-pique cobertos de sapé ou tabuinha, os quais além de alojarem as famílias serviram também como instalação dos primeiros armazéns, farmácias e as casas de tecidos.
Desde o início do povoamento vários nomes recebia o vilarejo: Barranca, Porto Ubatuba, Porto Vitória, entre outros. No dia 8 de novembro de 1953 veio ao povoado o Frei Frederico Miés para celebrar a primeira missa. A qual após o seu término, o povo ali presente perguntou ao Padre que nome deveria ser dado à Vila, o Padre pensando por alguns instantes logo respondeu: – Como aqui tem gente vinda de todos os recantos do País acho que deveria ser dado o nome de “Vila Brasil”, o que foi acolhido e adotado por todos.
Na ânsia de intensificar e aprofundar a colonização, Vila Brasil não tinha mais condições de abrigar a sua crescente população, no dia 9 de julho de 1954, 450 homens aproximadamente, resolveram, contra a vontade da administração CAND, invadir a margem direita do Rio Dourados, e em cima de algumas marcações de lotes rurais, cortaram por conta própria e doaram para aqueles que se dispusessem a construir sua casa em 90 dias; com isso, concretizou-se a humanização da margem direita do Rio Dourados.
A administração CAND era contrária a invasão porque não admitia que fosse formada uma cidade nessa localidade, pois, o projeto de colonização, constava a formação de uma cidade mais para o centro, localizada atualmente onde é Glória de Dourados. Os moradores de Vila Brasil não se conformaram com a situação e não se renderam, as invasões continuaram, e dia a dia era alojadas a interiorização e colonização da região.

Fonte do histórico: FÁTIMA DO SUL (MS). Prefeitura. Disponível em: https://fatimadosul.ms.gov.br/historia/. Acesso em: 6 fev. 2025.

Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Vila Brasil (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 1.125, de 17-11-1958, subordinado ao município de Dourados.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Vila Brasil figura no município de Dourados.
Elevado à categoria de município com a denominação de Vila Brasil, pela Lei Estadual n.º 2.057, de 11-12-1963, desmembrado do município de Dourados. Sede no atual distrito de Vila Brasil. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-05-1965.
Pela Lei nº 2.095, de 20-12-1963, é criado o distrito de Vicentina (ex-povoado) e anexado ao município de Vila Brasil.
Pela Lei Estadual n.º 2.591, de 31-12-1965, o município de Vila Brasil tomou a denominação de Fátima do Sul.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1965, o município é constituído do distrito de 2 distritos: Fátima do Sul (ex-Vila Brasil) e Vicentina.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.
Pela Lei Estadual n.º 3.730, de 04-06-1976, é criado o distrito de Culturama e anexado ao município de Fátima do Sul.
Em divisão territorial datada 1-1-1979, o município é constituído de 3 distritos: Fátima do Sul, Culturama e Vicentina.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Pela Lei Estadual n.º 725, de 20-06-1987, é desmembrado do município de Fátima do Sul o distrito de Vicentina. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Fátima do Sul e Culturama.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.

Download

Download não disponível.