ID: 2798
Código municipal: 5001508
Município: Bandeirantes
Estado: Mato Grosso do Sul - MS
Assuntos: Bandeirantes (MS); Mato Grosso do Sul
Gentílico: bandeirantense
Histórico: Referências históricas mais conhecidas e confiáveis indicam como primeiros habitantes da região os componentes da família de José da Rocha Xavier, proprietário da Fazenda Cervo, cujo sede era atravessada pelo caminho que ligava Campo Grande a Coxim, de onde demandava à Capital do Estado, Cuiabá.
Não tardou para que surgisse ali a primeira hospedaria abrigando também um pequeno armazém mais conhecido pelo nome de Bolicho, cujo direção fora confiada a Cristovão Lechuga. Outros moradores se instalaram naquela fazenda com permissão da família Rocha.
A primeira iniciativa de instalar na área uma colônia, a fim de atender às aspirações daqueles moradores surgiu na Prefeitura de Campo Grande, então administrada por Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo. A ideia foi, porém, rechaçada pela família Rocha, dando origem a vários conflitos.
No entanto, a 18 de janeiro de 1930, pelo Decreto n° 898, o Governo do Estado reservou no lugar denominado Cervinho uma área de 8702 hectares destinada à almejada colônia que depois de loteada recebeu a denominação de Colônia Bandeirantes.
Fonte do histórico: BANDEIRANTES (MS). Prefeitura. Disponível em: https://bandeirantes.ms.gov.br/v2/cidade/perfil-de-bandeirantes/. Acesso em: 15 jan. 2025.
Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Bandeirantes, pela Lei Estadual nº 1.128, de 17-11-1958, subordinado ao município de Jaraguari.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bandeirantes figura no município de Jaraguari.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bandeirantes, pela Lei Estadual nº 1.947, de 11-11-1963, desmembrado dos municípios de Jaraguari, Rochedo e Riba do Rio Pardo. Sede no atual distrito de Bandeirantes. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-06-1965.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município aparece constituído de 2 distritos: Bandeirantes e Congonha, adquirido do município de Rochedo.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Bandeirantes e Congonha.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.