ID: 2793
Código municipal: 5000708
Município: Anastácio
Estado: Mato Grosso do Sul - MS
Assuntos: Anastácio (MS); Mato Grosso do Sul
Gentílico: anastaciano
Histórico: A história da cidade de Anastácio está intimamente ligada à de Aquidauana, datando sua origem de 15 de agosto de 1892, quando oficialmente se fundou a cidade, sob a coordenação dos principais fundadores – Theodoro Rondon, João de Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Manoel Antônio Paes de Barros e Estevão Alves Correa.
Considerando que a margem esquerda do Rio Aquidauana fora aonde se iniciou a atividade comercial de Aquidauana, tem-se o porto de Anastácio como o primeiro núcleo de desenvolvimento aquidauanense.
O novo povoado também se fez primeiro na margem esquerda, em terras da Fazenda Santa Maria, adquiridas pelos fundadores da “Princesa do Sul”. Este fato foi provocado pela necessidade de se encontrar um local adequado para carga e descarga de mercadorias que provinham da cidade de Miranda (a quem pertenciam todas estas terras) pelo único meio de transporte então existentes: a navegação fluvial, sendo que as barrancas do rio, em sua margem direita, não eram propícias para a atração de lanchas. Em consequência, ao longo da rua Porto Geral, na margem esquerda, surgiram as primeiras casas comerciais e a primeira escola (que recebeu o nome do Coronel Theodoro Rondon).
Com o decorrer do tempo, Aquidauana, na margem esquerda, tornou-se importante centro de abastecimento da região sul do Estado. O desenvolvimento da margem esquerda, somente conheceu declínio quando, em 1911, os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil cortaram o município em sua margem direita e a estação ferroviária passa a concentrar às suas voltas um aglomerado urbano que cresce e se desenvolve rapidamente.
A ferrovia aos poucos foi desbancando a navegação fluvial que era o fator do crescimento da margem esquerda. Mais tarde, porém, surgiu séria rivalidade entre Aquidauana e Anastácio (bairro da Sede e denominado ainda margem esquerda), julgando-se os moradores deste, prejudicados pela Administração Municipal, instalado na margem direita.
Partindo daí organizou-se o Movimento de Independência da Margem Esquerda – MIME – sem finalidade política e que visava unicamente a sua emancipação. Nesse trabalho, muito se destacaram os senhores Almiro Flores Nogueira, o “Seo Belinho” (que viria a ser o primeiro prefeito) e David Medeiros Sobrinho (também futuro prefeito).
Fonte do histórico: ANASTÁCIO (MS). Prefeitura. Disponível em: https://www.anastacio.ms.gov.br/prefeitura/3/nossa-historia. Acesso em: 14 jan. 2025.
Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Anastácio (ex-povoado de margem esquerda), pela Lei Municipal n.º 1.164, de 20-11-1958, subordinado ao município de Aquidauana.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Anastácio figura no município de Aquidauana.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.
Elevado à categoria de município com a denominação de Anastácio, pela Lei Estadual n.º 2.143, de 18-03-1964. Desmembrado de Aquidauana. Sede no atual distrito de Anastácio. Constituído de 2 distritos: Anastácio e Palmeiras (ex-Jango), ambos desmembrados do município de Aquidauana. Instalado em 01-01-1965.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Anastácio e Palmeiras.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.
Pela Lei Estadual n.º 3.607, de 09-11-1976, é criado o distrito de Dois Irmãos e anexado ao município de Anastácio.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Anastácio, Dois Irmãos e Palmeiras.
Pela Lei Estadual n.º 775, de 13-11-1987, são desmembrados do município de Anastácio os distritos de Dois Irmãos e Palmeiras, para constituir o novo município de Dois Irmãos.
Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.