ID: 259
Código municipal: 3105509
Município: Barão do Monte Alto
Estado: Minas Gerais - MG
Assuntos: Barão do Monte Alto (MG); Minas Gerais
Gentílico: monte-altense
Histórico: O primeiro vilarejo que deu origem a Barão do Monte Alto foi fundado em 1885 com o nome de Morro Alto. Tudo começou com as fazendas de café que cercavam todos os limites. Como muitas destas fazendas ficavam distantes umas das outras, seus ricos proprietários decidiram criar pequenos centros para o comércio de café e escravos. Foi assim que surgiram além de Morro Alto, os povoados de Silveira Carvalho e Cachoeira Alegre, hoje distritos de Barão do Monte Alto.
A Vila de Morro Alto, a maior de todas, teve origem no antigo povoado de Morro Alto Velho (atual bairro Arraial Velho), onde se construiu uma capela, um cemitério e uma casa de comércio de secos e molhados. No final do século IX começaram as obras para passagem da Estrada de Ferro Leopoldina e também a construção da Estação Ferroviária, localizada na área central da cidade de Barão do Monte Alto. Ainda nessa época foram construídas as estações na Vila de Silveira Carvalho e na fazenda Banco Verde. Com a estrada de ferro, Morro Alto viveu o auge de sua economia. Começou então a migração de pessoas de diferentes lugares, inclusive de estrangeiros.
A construção de uma vila com sobrados e casas de comércio começou com as atividades da ferrovia. O contingente migratório cresceu devido à abolição da escravatura, que causou escassez de mão-de-obra para o cultivo de sua principal fonte de riqueza: o café.
Entre 1919 e 1930, imigrantes estrangeiros descobriram Morro Alto e vieram aqui se instalara. A maioria era de portugueses - como os Abreu, Moreira, Duarte, Barbosa, Pereira, Rodrigues, Almeida e Rocha, entre outros - e também italianos - como Schitini, Lamolha, Faraco, Meloni, Cumani, Arquetti, Furlani, Mantovani, Nery e Vardiero - e sírio-libaneses, como os Marcos, Cheker e David. Os imigrantes trabalhavam em setores como agricultura e metalurgia. Muitos se tornaram pessoas ilustres.
Com a queda da Bolsa de Nova York em 1929, os grandes fazendeiros de café empobreceram e muitos venderam seus bens repentinamente. Com isso, vários imigrantes que não dependiam da agricultura se tornaram fazendeiros e pequenos proprietários de terras.
Fonte do histórico: BARÃO DO MONTE ALTO (MG). Prefeitura. Disponível em: https://baraodomontealto.mg.gov.br/nosso-municipio/historia/. Acesso em: 24 mar. 2025.
Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Morro Alto, pela Lei Estadual n.º 556, de 30-08-1911, subordinado ao município de Palha.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Morro Alto figura no município de Palma.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Barão do Monte Alto, pela Lei Estadual n.º 2.764, de 30-12-1962, desmembrado de Palmas. Sede no atual distrito de Barão do Monte Alto (ex-Morro Alto). Constituído de 3 distritos: Barão do Monte Alto, Cachoeira Alegre e Silveira Carvalho, todos desmembrado de Palma. Instalado em 01-01-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído 3 distritos: Barão do Monte Alto, Cachoeira Alegre e Silveira Carvalho.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.
O acervo físico encontra-se temporariamente indisponível para consultas em razão de obras no Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.