ID: 2342
Código municipal: 3521002
Município: Iperó
Estado: São Paulo - SP
Assuntos: Iperó (SP); São Paulo (Estado)
Gentílico: iperoense
Histórico: A cidade de Iperó tem sua origem na expansão de uma atividade que provocou profundas mudanças no Brasil a partir da segunda metade do século XIX: A Ferrovia.
Se voltarmos ainda mais no tempo, encontraremos outros grupos étnicos e movimentações econômicas na nossa região. Nestas empreitadas, podemos citar os Sardinhas (pai e filho), que iniciaram os trabalhos de mineração no morro de Araçoiaba, ainda no século XVI.
Descoberto minério de ferro, construíram os primeiros fornos de fundição da América, atividade que iniciaria uma saga de muitos anos, em períodos esparsos, culminando numa das mais importantes experiências siderúrgicas/industriais do Brasil, a Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema.
Outra manifestação cultural importante foi Movimento Tropeiro em nossa região. O Tropeirismo, um dos mais importantes ciclos econômicos do país, também esteve presente ao nosso redor. Sorocaba, o principal centro tropeiro da região Sudeste, e um dos maiores do Brasil, abrigando a famosa Feira de Animais, tinha nos seus arredores as áreas conhecidas como Faxinais, onde os tropeiros reuniam-se e se estabeleciam para cuidar e preparar suas tropas. Iperó fazia parte deste faxinal, por estar, assim como outros, geograficamente localizado perto da rota tropeira rumo à Sorocaba.
Hoje, percebemos marcas tropeiras fundamentais em nossa cultura. Ainda neste período, no século XVII, devemos lembrar quando Braz Esteves, parente de Baltazar Fernandes (fundador de Sorocaba), e também sertanista, pisou nas terras que hoje pertencem à cidade. Para marcar sua passagem, Esteves fundou a Capela de Nossa Senhora da Conceição, às margens do Rio Sarapuí.
A partir do final do século XIX, os pioneiros começam a se instalar e praticar atividades agrícolas. Por volta de 1891 e 1900, Samuel Domingues instala-se na região que hoje é conhecida como Várzea, praticamente ao mesmo tempo que Porfírio de Almeida e Rita Motta.
O ano de 1927 marca o final da fase predominantemente agrária de Iperó, com a chegada da ferrovia, impulsionada pelo advento do café em direção ao interior paulista.
Negociando terras com Rita Motta, a Estrada de Ferro Sorocabana inicia a construção do leito ferroviário, que mais tarde se tornará um entroncamento de grande importância. Começa a nascer no entorno, Iperó que conhecemos hoje. É o outro tropeirismo trazendo a modernidade: o “tropeirismo de ferro”. Surgem as primeiras construções motivadas pelo trabalho da ferrovia.
É mais do que óbvio a forte presença indígena em toda nossa região, bastando citar para isso, os nomes dos municípios. Iperó constituiu também, naquele passado distante citado no início deste histórico, um grande contingente indígena, provavelmente da nação Tupiniquim.
Fonte do histórico: IPERÓ (SP). Prefeitura. Disponível em: https://www.ipero.sp.gov.br/nossa-cidade/historia/a-historia-de-ipero. Acesso em: 18 out. 2024.
Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Iperó, pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11- 1944, subordinado aos municípios de Boituva.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Iperó figura no município de Boituva.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Iperó, pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, desmembrado dos municípios de Boituva e Araçoiaba da Serra. Sede no antigo distrito de Iperó. Constituído de 2 distritos: Iperó e Bacaetava, o segundo desmembrado do município de Araçoiaba da Serra. Instalado em 21-03-1965.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Iperó e Bacaetava.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.