Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 189
Código municipal: 2910008
Município: Dário Meira
Estado: Bahia - BA
Gentílico: dário-meirense

Histórico: Dario Meira
Bahia - BA

Histórico

Os primeiros moradores da região em que surgiu a cidade de Dário Meira, pelos idos de 1744 e 1799, foram o sargento-mor Raimundo Gonçalves da Costa e André Rocha Pinto, que em busca de zonas auríferas, exploravam as regiões banhadas pelos rios Gongogi e Novo.
Em 1909, quando o sertanejo Gerônimo Rêgo Moutinho, com sua esposa Ana Moutinho e filhos aportaram nessas terras, foi que surgiu a primeira propriedade rural, tendo como divisas naturais cercas vivas, as célebres cajazeiras, notando-se ainda hoje, uma dessas árvores à margem esquerda da Rua José Rufino, e outras mais em vários pontos da cidade.
Ainda com a presença de índios antropófagos, foi ferida por uma flecha, a esposa do velho Gerônimo. Ferida ela, esposo e filhos fizeram prece à Nossa Senhora do Desterro, tendo conseguido afugentar os índios; em cumprimento à promessa feita, fez uma capela em honra à santa implorada, sendo o celebrante da primeira missa o Padre Exulpério Gomes. À Nossa Senhora do Desterro, Gerônimo Rêgo Moutinho doou grande faixa de terra da sua propriedade, surgindo assim as primeiras casas, depois o povoado.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei n° 1.728, de agosto de 1924, foi criado o Distrito de Cajazeiras, sendo instalado em 29 de abril de 1925, subordinado ao Termo de Boa Nova.
Elevado à cidade, pela Lei n° 1.667, de 12 de abril de 1962, desmembrado do Município de Boa Nova, recebendo o novo município o nome de Dário Meira, em homenagem ao político boanovense, que, à época de epidemia de doenças contagiosas, sendo dono de uma pequena farmácia, socorria a população.
O município de Dário Meira é formado por distrito único, contando com os povoados de Acaraci, Ponto Novo e Planalto Íris.

Fonte do histórico: IBGE

Download(s):

dariomeira.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística