ID: 1715
Código municipal: 3300605
Município: Bom Jesus do Itabapoana
Estado: Rio de Janeiro - RJ
Assuntos: Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ)
Gentílico: bom-jesuense

Histórico: Diz a tradição deste município que, por volta de 1842, chegou às terras onde hoje se acha localizada a cidade de Bom Jesus de Itabapoana, em busca de terrenos virgens adaptáveis aos tratos agrícolas, o mineiro Antônio José da Silva Nenem. Ele procedia de Bom Jesus da Vista Alegre, lugarejo de Minas Gerais, de onde trouxe, em sua companhia, a esposa, dois filhos e alguns empregados, desde logo se dedicando ao desbravamento do local, construindo moradia e fazendo plantações.
Campo Alegre foi o primeiro nome dado à povoação nascente, em homenagem a Vista Alegre que, para trás, o pioneiro deixara. Mais tarde, como pelas proximidades passasse o Rio Itabapoana, foi mudada novamente, agora para Bom Jesus do Itabapoana, em recordação ao lugarejo de Minas, Bom Jesus da Vista Alegre, terra natal de Antônio José da Silva Nenem.
Com o decorrer dos anos, forte corrente imigratória para lá se dirigiu, constituída quase toda de conterrâneos dos primitivos povoadores. É ainda a tradição que nos dá notícia da existência de tribos indígenas em terras do atual território do município, não propriamente no local onde hoje se encontra sua sede, mas a 15 km de distância, mais ao menos nas vertentes da Serra do Tardin. Essas tribos, segundo informes locais, subsistiram ali até meados de 1850.
O elemento negro foi introduzido pelos que imigravam, atraídos pela perspectiva de explorar a terra fértil. O escravizado, com o trabalho persistente e barato, representou papel primordial na evolução da agricultura e na economia local.

Fonte do histórico: BOM JESUS DO ITABAPOANA (RJ). Prefeitura. Disponível em: https://bomjesus.rj.gov.br/site/pagina/nossa_historia/17/1. Acesso em: 18 out. 2024.

Formação administrativa: A freguesia foi criada com a denominação de Bom Jesus do Itabapoana, pela Lei Provincial n.º 1.261, de 14-11-1862, subordinado ao município de Itaperuna.
Elevada à categoria de vila com a denominação de Bom Jesus do Itabapoana, pelo Decreto n.º 150, de 24-11-1890, desmembrada de Itaperuna. Sede na antiga vila de Bom Jesus do Itabapoana. Constituído do distrito sede.
Pelo Decreto Estadual n.º 1, de 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892, Bom Jesus do Itabapoana perdeu a categoria de vila, sendo reintegrado a condição de freguesia e anexado ao município de Itaperuna.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, Bom Jesus de Itabapoana é distrito de Itaperuna.
Assim permanecendo em divisões territoriais de 31-XII-1936, de 31-XII-1937.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Jesus de Itabapoana, pelo Decreto-lei Estadual n.º 633, de 14-12-1938, desmembrado de Itaperuna. Sede no antigo distrito de Bom Jardim do Itabapoana. Constituído de 4 distritos: Bom Jesus do Itabapoana, Calheiros (ex-Santo Antônio de Itabapoana), Rosal (ex-Santana). Ambos desmembrados do município de Itaperuna e Liberdade criado pala mesma legislação que criou o município e pelo Decreto n.º 641, de 15-12-1938. Instalado em 01-01-1939.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Bom Jesus do Itabapoana, Calheiros, Liberdade e Rosal.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.056, de 31-12-1943, o distrito de Liberdade passou a denominar-se Carabuçu.
Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o município é constituído 4 distritos: Bom Jesus do Itabapoana, Calheiros, Rosal e Carabuçu (ex-Liberdade).
Pela Lei Estadual n.º 1.852, de 11-92-1953, é criado o distrito de Pirapetinga de Bom Jesus e anexado ao município de Bom Jesus de Itabapoana.
Em divisão territorial datada de l-VII-1960, o município de Bom Jesus do Itabapoana é constituído de 5 distritos: Bom Jesus do Itabapoana, Calheiros, Carabuçu, Pirapetinga do Bom Jesus e Rosal.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 6 distritos: Bom Jesus do Itabapoana, Calheiros, Carabuçu, Pirapetinga do Bom Jesus, Rosal e Serrinha.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 8 distritos: Bom Jesus do Itabapoana, Calheiros, Carabuçu, Pirapetinga do Bom Jesus, Rosal, Serrinha, Usina Santa Maria e Santa Isabel.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.

Download

Download não disponível.

O acervo físico encontra-se temporariamente indisponível para consultas em razão de obras no Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.