ID: 1701
Código municipal: 2806404
Município: Santana do São Francisco
Estado: Sergipe - SE
Assuntos: Santana do São Francisco (SE); Sergipe
Gentílico: santanense

Histórico: Os primeiros ocupantes da região foram os holandeses, que vieram no final do século XVII, disfarçados de jesuítas, em busca de ouro e de pau-brasil, permanecendo na terra até serem expulsos pelos portugueses.
Após a expulsão dos holandeses, em meados de 1730, começaram a chegar os primeiros colonizadores da região.
Não existem registros históricos do processo de evolução local até o início do século XX, quando Pedro Gomes passou a terra ao seu filho, o Capitão Belarmino Gomes da Silva Dias, fundador da Fazenda Carrapicho. Posteriormente, as terras e lagoas passaram, em sucessão, aos herdeiros, que assumiram as atividades exploratórias da lavoura.
A região se desenvolveu também ao trabalho de artesanato com barro que se deu pela facilidade de trabalhar aquele tipo de solo, bem como pela necessidade, por parte da família dos empregados da fazenda, de utensílios domésticos. O primeiro artesão foi José Feliciano Passos, empregado da fazenda e que, contra a vontade de seus patrões, casou-se com uma das herdeiras, Joana da Silva Dias. José Carvalho Passos, filho do casal, deu continuidade ao trabalho do pai como artesão o que ainda é tradição da família.
A cerâmica propagou-se na região, transformando-se logo em fonte produtiva do ponto de vista econômico, gerando emprego e renda, tornando-se conhecida também como manifestação da cultura popular.
O crescimento do povoado Carrapicho, segundo seus moradores, deu-se pela disponibilidade da terra, que provocou a chegada de um grande número de pessoas a procura de trabalho e melhores condições de sobrevivência, configurando assim a povoação da cidade.
Na década de 70, as manifestações em Santana do São Francisco, ocorreram em consequência dos acontecimentos, nas esferas Nacional e Estadual. É nesse período que a CODEVASF se instala com o objetivo de dar apoio à região do Baixo São Francisco, através da realização do Projeto de Colonização e Irrigação, no qual o município está inserido.
Na época, com a indenização das terras, levada a termo pela CODEVASF, o povoado Carrapicho recebeu um considerável contingente populacional em busca de trabalho na psicultura e no cultivo do arroz.
Em 1977, o governo do Estado implantou a Cooperativa Artesanal de Carrapicho, visando incentivar e dinamizar a fabricação de artefatos de cerâmica. Entretanto esses objetivos não se concretizaram e a experiência cooperativista fracassou em decorrência do descrédito dos associados.

Fonte do histórico: SANTANA DO SÃO FRANCISCO (SE). Prefeitura. [200?].

Formação administrativa: Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santana do São Francisco, pela Lei Estadual n.º 1.254, de 06-04-1964, desmembrado de Neópolis. Sede no atual distrito de Santana do São Francisco (ex-povoado) de Carrapicho. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1983.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.

Download

Download não disponível.

O acervo físico encontra-se temporariamente indisponível para consultas em razão de obras no Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.