ID: 1491
Código municipal: 2802908
Município: Itabaiana
Estado: Sergipe - SE
Assuntos: Itabaiana (SE); Sergipe
Gentílico: itabaianense
Histórico: Com a descoberta do Brasil, a Coroa Portuguesa, visando à colonização do novo continente, em 1534 dividiu-o em capitanias hereditárias, tendo o território sergipano sido dado a Francisco Pereira Coutinho. Com a morte deste, seu filho, Manoel Pereira Coutinho, fracassando na exploração das terras, vendeu sua capitania à Coroa Portuguesa, em 1549, permanecendo as terras sergipanas, ocupadas pelo elemento indígena.
Em 1590 a expedição de Cristóvão de Barros liquida os indígenas e se inicia o processo de colonização de Sergipe. Datam dessa época, as primeiras notícias de terras doadas a sete lavradores para colonizarem as cidades circunvizinhas do rio Sergipe. Através de sesmarias (terrenos que eram concedidos pelos reis de Portugal e pelas autoridades coloniais portuguesas às sesmeiros – colonos ou cultivadores), as terras não repartidas entre os colonos, oriundos de Portugal e da Bahia.
Por essa época é que se dá início propriamente dito, ao povoado e colonização de Itabaiana em grande escala, com a distribuição de imenso número de sesmarias de suas terras, notadamente aquelas situadas à margem do rio Jacarecica. Os colonos contemplados com tais sesmarias, se espalhando em sítios pelas margens do rio, vão fundar o Arraial de Santo Antonio, a primeira povoação de Itabaiana, na região hoje conhecida por Igreja Velha, a uma légua do atual centro da cidade de Itabaiana, erguendo-se uma capela, fundando a Irmandade das Santas Almas. Esta capela é registrada no mapa de Caspar Barlaeus, durante a invasão holandesa, datado provavelmente de 1641, data em que os holandeses pesquisaram ouro na Serra de Itabaiana.
Fonte do histórico: ITABAIANA (SE). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.itabaiana.se.gov.br/?_p=conheca-itabaiana. Acesso em: ago. 2015.
Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Itabaiana, em 1675.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Itabaiana, pela Lei Provincial n.º 1.331, de 28-08-1888. Sede na povoação de Itabaiana.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela Lei Estadual n.º 823, de 24-07-1957, é criado o distrito de Moita Bonita e anexado ao município de Itabaiana.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 2 distritos: Itabaiana e Moita Bonita.
A Lei Estadual n.º 1.165, de 12-03-1963, desmembra do município de Itabaiana o distrito de Moça Bonita, elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.