Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 1436
Código municipal: 4307906
Município: Farroupilha
Estado: Rio Grande do Sul - RS
Assuntos:
Farroupilha (RS); Rio Grande do Sul
Gentílico: farroupilhense

Histórico: Farroupilha é o berço da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul. As primeiras famílias de imigrantes desembarcaram na localidade, que posteriormente passaria a chamar-se Nova Milano (atual distrito de Farroupilha), em maio de 1875, vindas da província de Milão, Itália. Chegaram ali as famílias de Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico.
A estrutura do município de Farroupilha começou a tomar forma quase que imediatamente à instalação das primeiras famílias de imigrantes em Nova Milano. Segundo dados históricos, entre 1885 e 1886, na Colônia Sertorina, que ficava em parte dentro do atual território farroupilhense, entre Linha Palmeiro (Bento Gonçalves) e a 1ª e 2ª Léguas (Caxias) Feijó Junior, dono das terras, instalou uma comunidade habitada por imigrantes italianos, trentinos e trevisanos. A localidade, onde atualmente é o bairro Nova Vicenza, tomou o nome de Linha Vicenza, e posteriormente, de Nova Vicenza, paróquia de São Vicente.
Os primeiros moradores teriam sido imigrantes italianos já assentados na Colônia Conde D’Eu. Sentindo as potencialidades de desenvolvimento da nova comunidade, esses imigrantes venderam o que possuíam e instalaram-se na nova área. Como a mesma distava muito de Caxias do Sul e da Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves), tiveram de criar condições de sobrevivência, surgindo os primeiros artesãos, a casa de comércio, a igreja, o ferreiro.
A população, organizada e cheia de vontade, fez logo prosperar o lugarejo. Conseguiram um padre permanente e a instalação de uma escola, sob a responsabilidade das irmãs da congregação de São Carlos. Não havia ainda estradas na Colônia Sertorina. Era utilizada a estrada Caxias do Sul – Bento Gonçalves, que corria junto a linha do limite Norte da Colônia Sertorina. Enquanto isso Nova Milano, situada fora da Colônia Sertorina, localizada a cerca de 8 km ao Sul de Nova Vicenza, também progredia. Já era 3º distrito de Caxias do Sul, tinha cartório, padre, igreja, subintendente e a atividade econômica principal era a agricultura.
Em 1º de junho de 1910 foi inaugurada a ferrovia Montenegro – Caxias do Sul. A linha férrea passou entre as duas localidades, tendo sido construída a estação de trem e o armazém da ferrovia onde hoje é área central de Farroupilha. A estação foi denominada “Nova Vicenza” e em torno da mesma começou a surgir um novo núcleo habitacional. Em seguida surgiu a estrada Júlio de Castilhos que iniciava em São Sebastião do Caí, passava por Nova Milano, estação Nova Vicenza, pela Nova Vicenza original seguindo até Antonio Prado, dando mais força à expansão do novo núcleo urbano, esvaziando populacional e economicamente Nova Milano e a outra comunidade, a primeira Nova Vicenza.
Em 1918, o 3º distrito de Caxias do Sul teve sua sede administrativa transferida para a estação Nova Vicenza. Em 1927, pelo grande desenvolvimento, Nova Vicenza foi designada como 2º distrito de Caxias do Sul. Com o progresso econômico da nova região foi inevitável que surgisse um movimento de emancipação. Os moradores dos novos núcleos queriam autonomia administrativa e política. Em 1934, uma comitiva de 35 farroupilhenses, liderados por Ângelo Antonello representando as comunidades de Nova Vicenza, Nova Milano, Vila Jansen e Nova Sardenha, entregou uma petição ao então interventor federal José Antônio Flores da Cunha.
O município de Farroupilha foi criado em 1934. O nome é em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, comemorado no ano seguinte.

Fonte do histórico: FARROUPILHA (RS). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.farroupilha.rs.gov.br/novo/a-cidade. Acesso em: ago. 2015.

Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Farroupilha pelo Ato Municipal n.° 38, de 25-09- 1902, subordinado ao município de Caxias.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito de Farroupilha figura no município de Caxias.
Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.
Elevado à categoria de município com a denominação de Farroupilha pelo Decreto Estadual n.° 5.779, de 11-12-1934, sendo desmembrado dos municípios de Caxias, Bento Gonçalves e Montenegro. Sede no antigo distrito de Farroupilhas. Constituído de 2 distritos: Farroupilhas e Nova Milão, desmembrado do município de Caxias. Instalado em 29-12-1934.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 4 distritos: Farroupilhas, Flores da Cunha, Nova Milão e Nova Sardenha.
Pelo Decreto Estadual n.° 7.199, de 31-03-1938, os distritos de Flores da Cunha e Nova Milão tomaram a denominação, respectivamente, de Jansen e Nova Milano.
Pelo Decreto-lei Federal n.º 1.307, de 31-05-1939, o distrito de Nova Sardenha tomou o nome de Cajuru.
O Decreto Estadual n.° 7.842, de 30-06-1939, alterou os topônimos Nova Sardenha para Cajuru e Nova Milão para Emboaba.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943, o município é constituído de 4 distritos: Farroupilhas, Cajuru, Jansen e Emboaba.
Por força de Lei Municipal n.° 36, de 04-07- 1949, Emboaba retorna ao antigo nome de Nova Milano.
Pelo Decreto-lei Estadual n.° 720, de 29-11-1949, o município adquiriu para o distrito de Emboaba parte do território de Nova Palmira, do município de Caí, continuou com 4 distritos, mas sofreu nova modificação toponímica, passando o distrito de Cajuru a denominar-se Caruara.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 4 distritos: Farroupilhas, Caruara, Jansen e Nova Milano. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela Lei Municipal n.° 578, de 10-08-1962, o distrito de Caruara volta à denominação de Nova Sardenha.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Farroupilha, Jansen, Nova Milano e Nova Sardenha.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Download(s):

Download não disponível.

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página