Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 1070
Código municipal: 2200905
Município: Aroazes
Estado: Piauí - PI
Gentílico: aroazense

Histórico: Aroazes Piauí - PI

Histórico
Data de 1730 o início do povoamento, quando os Jesuítas fundaram a Missão Aroazes, com a finalidade de catequizar os habitantes da região. Ainda hoje, existe no centro da Cidade uma coluna de pedra, construída pelos Jesuítas com o auxílio dos indígenas.
Em 1740, D. Manoel da Cruz, Bispo do Maranhão, criou a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, com sede no Povoado. Formaram-se três grandes fazendas que utilizavam escravos para seus serviços, sendo a fazenda Serra Negra a mais importante. Gentílico: aroazense Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Aroazes, pela lei estadual nº 2255, de 01-01-1962, desmembrado de Valença do Piauí. Sede no atual distrito de Aroazes expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-12-1962.
Em divisões territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte do histórico: IBGE

Download(s):

aroazes.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística