Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42954
Código de Localidade: 2408102
Município: Natal
Tipo de material: fotografia
Título: Teatro Alberto Maranhão : Natal, RN
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Teatro Alberto Maranhão foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte. Inicialmente chamado de Teatro Carlos Gomes, começou sua construção em 1898, obedecendo à planta do engenheiro José de Berredo, no Governo Ferreira Chaves, sob a direção do major Theodósio Paiva. Em 1900 quando Alberto Maranhão assumiu o Governo, deu continuidade às obras, inaugurando-o em 24 de março de 1904.
Até 1910 conservava a forma de chalé com 18,30 metros de largura por 78,60 de extensão, tendo três portas com uma escultura de Mathurin Moreau denominada “Arte”, encimando a fachada. No segundo Governo Alberto Maranhão, o Teatro sofreu nova reforma, ganhando um pavimento, portões e grades de ferro vindo da França (Fundação Val de Osnes) assim como os balcões e obras de arte na fachada.
Em 1957, sendo o Teatro da Municipalidade, o Prefeito de Natal, Djalma Maranhão mudou a sua denominação para Teatro Alberto Maranhão. Em 1959 teve nova reforma, sendo reaberto em 24 de março de 1960. Em junho de 1988 a Fundação José Augusto para quem o Governo do Estado passara a administração do Teatro iniciou uma nova reforma (conservando as linhas e elementos da arquitetura francesa), incluindo camarins, salão nobre, jardim, plateia e palco, buscando restaurá-lo, sob supervisão técnica da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado com recursos da Fundação Banco do Brasil.
Disponível em: http://teatroalbertomaranhao.com.br/tam/. Acesso em: ago. 2015.


Assuntos:
Natal (RN); Rio Grande do Norte; Teatros

Título Secundárias: Teatro Carlos Gomes; Teatro da Municipalidade


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística