ID: 42875
Código de Localidade: 2504009
Município: Campina Grande
Tipo de material: fotografia
Título: Parque Açude Novo : Museu de Arte Assis Chateaubrinad : Campina Grande, PB
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O antigo Açude Novo foi construído no ano de 1830 com o objetivo de abastecer a população de água por conta da seca na época. Atualmente, o Açude Novo ou Parque Evaldo Cruz é um parque em formato circular que fica no Centro da cidade, próximo ao Parque do Povo, construído em 1830. Trata-se de um parque de 46 875 m² com muitos bancos e árvores, assim como pequenos restaurantes que ficam em volta de uma fonte. Um grande obelisco se encontra no centro do parque. O local é um dos cartões postais da cidade e também um espaço de lazer, diversão e cultura para seus habitantes.
Disponível em: http://www.majestichotelpb.com.br/site/pontos. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://www.mundi.com.br/Ponto-Turistico-Parque-Evaldo-Cruz-Acude-Novo-Campina-Grande-285854.html. Acesso em: jul. 2015.
O MAAC - Museu de Arte Assis Chateaubriand de Campina Grande foi inaugurado em 20 de outubro de 1967, através da Campanha Nacional dos Museus Regionais, idealizada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand.A princípio, ele foi chamado de Museu de Arte de Campina Grande, depois Museu Regional de Arte Pedro Américo e, em 1980, foi escolhido o nome definitivo. A primeira instalação do MAAC ocorreu no prédio histórico que ocupa atualmente, construído em 1924 para abrigar a primeira escola estadual da cidade de Campina Grande: o Grupo Escolar Sólon de Lucena.O museu foi transferido, em 1974, para o prédio que atualmente abriga o Museu Histórico de Campina Grande, passando a ocupar, em 1976, o edifício construído pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, no Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), com projeto de autoria do arquiteto Renato Azevedo.
O MAAC voltou à primeira instalação gradativamente, a partir de 23 de dezembro de 1997, ocasião na qual se montou uma exposição de longa duração com obras da coleção enviada por Chateaubriand, se inaugurou a restauração do prédio histórico e se reabriu a primeira galeria do museu. No segundo semestre de 2007, procedeu-se a conclusão de seu retorno ao edifício do grupo escolar Sólon de Lucena, sob a administração da FURNE, agora chamada Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, exercendo o museu suas funções específicas através das atividades de expografia, documentação e pesquisa museológica, ação educativo-cultural, biblioteca, arquivo institucional (Memória do MAAC) e oficina de conservação e restauração.
Disponível em: http://www.fundacaofurne.org.br/portal/?pg=artigo&idmenu=219#. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://www.conhecendomuseus.com.br/museu-de-arte-assis-chateaubriand/. Acesso em: jul. 2015.
Assuntos: Campina Grande (PB); Museus (Edifícios); Paraíba; Parques; Parques urbanos
Título Secundárias: Museu de Arte de Campina Grande; Museu Regional de Arte Pedro Américo; Parque Evaldo Cruz