ID: 32251
Código de Localidade: 2927408
Município: Salvador
Tipo de material: fotografia
Título: Sacristia da Igreja [e Convento] de São Francisco : Salvador, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Igreja de São Francisco, construída no século XVIII, tem seu interior todo recoberto em ouro e jacarandá com talhas retratando anjos, animais e flores. Existem inúmeros Painéis de Azulejos, em tons de azul, na entrada do templo, no Altar e na Sacristia, retratando cenas alusivas a São Francisco de Assis — seu nascimento e renúncia aos bens materiais, trabalhos pintados por Bartolomeu Antunes de Jesus, um dos grandes mestres da azulejaria de Portugal.
Sua origem data de 1686, seguindo um projeto do Padre Vicente das Chagas. O convento foi iniciado primeiro e, em 1708, foi lançada a pedra fundamental da igreja, com o edifício terminado em 1723, mas sua decoração ainda levou mais tempo. O convento foi concluído em 1752, porém todo o complexo só foi finalizado em 1782, com a colocação dos azulejos e arremate da portaria
No século XX, os edifícios passaram por intervenções de restauro em diversas ocasiões.
A planta da Igreja é incomum entre as edificações franciscanas do Nordeste brasileiro, pois tem três naves, ao passo que o desenho mais usual conta com apenas uma nave. A fachada, voltada para um grande largo onde existe um cruzeiro, tem influência maneirista, com duas torres laterais relativamente simples e um volume central mais decorado, especialmente no frontão. Todas as superfícies do interior - paredes, colunas, teto, capelas – são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos, além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições moralistas diversas. É considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, realizadas entre 1733 e 1737.
A Sacristia, um dos mais belos exemplos na arquitetura barroca brasileira, apresenta ricos trabalhos em talha e mármore. Painéis com pinturas fazem a transição entre as paredes e o teto, em estilo caixote.
Disponível em: http://artevidaplena.blogspot.com.br/2011/08/igreja-de-sao-francisco-salvador-bahia.html. Acesso em: dez. 2015.
Funciona no mesmo prédio a Igreja e o Convento de São Francisco.
Inscrição na foto: Construção Jesuíta. Arcazes de jacarandá como pinturas a óleo sobre cobre. Item do século XVI.


Assuntos: Arquitetura de igrejas; Bahia; Capelas; Igrejas (Edifícios); Salvador (BA)
Título Secundárias: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco; Igreja de São Francisco; Ordem Terceira de São Francisco