Apresentação

Esta publicação apresenta a quantidade e o valor da produção decorrente dos processos de exploração dos recursos vegetais nativos e dos maciços florestais plantados, por Grandes Regiões e Unidades da Federação. Do extrativismo vegetal, abrange informações sobre a coleta de alimentícios, borrachas, ceras, fibras, madeiras, oleaginosos, entre outros, bem como sobre a produção de nó-de-pinho, árvores abatidas e madeira em tora do pinheiro-brasileiro nativo. Da silvicultura, destacam-se informações sobre cascas de acácia-negra, folhas de eucalipto, resina, além da produção de carvão vegetal, lenha e madeira em tora, segundo as principais espécies florestais plantadas para exploração (eucalipto, pinus e outras). Nesta edição, devido ao grande avanço ocorrido na atividade da silvicultura, o IBGE passa a divulgar também informações sobre a área plantada de tais espécies, por municípios, ratificando o constante compromisso do Instituto com o aprimoramento de seus produtos.

A publicação traz comentários sobre os resultados obtidos, com destaque para a participação relativa dos segmentos considerados no valor total da exploração florestal, com referências às produções obtidas nos maiores centros produtores do País. Apresenta, ainda, notas técnicas com a conceituação das características investigadas. Este CD-ROM reproduz o volume impresso e contém, complementarmente, o plano tabular de divulgação da pesquisa por Unidades da Federação, mesorregiões, microrregiões geográficas e municípios.

Esses resultados também estão disponíveis no portal do IBGE na Internet.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisas agropecuárias, da série Relatórios Metodológicos. O Censo Agropecuário também fornece dados sobre a extração vegetal e a silvicultura.