Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50563
Código de Localidade: 3545803
Município: Santa Bárbara d'Oeste
Tipo de material: fotografia
Título: Cemitério do Campo : Capela da Comunidade Protestante : Santa Bárbara d'Oeste (SP)
Local: Santa Bárbara d'Oeste [SP]
Editor: Foto A. Strazdin
Ano: 1969
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Cemitério do Campo faz parte de uma fazenda, comprada pelo Cel. Asa Thompson Oliver, nas terras do município de Santa Bárbara. Seguindo um costume sulista o Cel. Oliver enterra sua esposa e suas duas filhas em suas terras, cercando o local para que os animais não pisoteassem o túmulo. Os cemitérios da época pertenciam à igreja católica, e não à municipalidade como hoje em dia. Então até a chegada dos americanos não havia duvida de quem poderia ou não ser sepultado nos cemitérios, pois todos eram católicos. Pessoas que não eram batizadas ou católicas, inclusive de outras cidades, passaram então a ser enterradas nas terras do Cel. Asa Thompson Oliver, que destinou 1 hectare das suas terras para o cemitério. Após a morte do Cel. Oliver, suas terras foram vendidas para a família Bookwalter, com a única condição de que o cemitério fosse preservado. O acordo de se preservar o cemitério foi cumprido a risca por gerações da família Bookwalter, até que em 1954 foi fundada a Fraternidade de Descendência Americana (FDA), para qual foi doado o cemitério, que é mantido por doações dos sócios contribuintes.
Disponível em: http://fdasbo.org.br/site/historia/cemiterio/. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/o4y7Vk. Acesso em: ago. 2017.
A Capela da Comunidade Protestante, foi inaugurada em 1878 e atendia as três denominações protestantes: Presbiteriana, Batista e Metodista. O solo do Campo era instável e a capela teve que ser reconstruída várias vezes. A primeira capela de tijolos foi construída em 1903. A construção atual data de 1962.
Disponível em: http://fdasbo.org.br/site/historia/cemiterio/. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/Kgqmhe. Acesso em: ago. 2017.


Assuntos:
Capelas; Cemitérios; Igrejas (Edifícios); Santa Bárbara d'Oeste (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Capela do Cemitério do Campo; Cemitério dos Americanos


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística