Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50473
Código de Localidade: 1100122
Município: Ji-Paraná
Tipo de material: fotografia
Título: [Rio Ji-Paraná : Ponte sobre o Rio Machado : vista panorâmica da cidade] : Ji-Paraná, RO
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio Ji-Paraná, conhecido também como Rio Machado, é o principal afluente do Rio Madeira, dentro dos limites de Rondônia, é também a segunda mais importante bacia hidrográfica do Estado. O Rio é formado pela junção dos Rios Comemoração, também denominado Melgaço com o Apediá, também nomeado Pimenta Bueno, cuja confluência ocorre nas proximidades da cidade de Pimenta Bueno. Os afluentes, formadores do Rio Ji-Paraná, tem suas nascentes na Chapada dos Parecis, no município de Vilhena, na região Sudeste do Estado e desce no sentido norte e atravessa as regiões leste, nordeste e tem a foz no Rio Madeira, na região norte do Estado. Disponível em: http://rondoniaemsala.blogspot.com.br/2012/01/hidrografia-ro.html. Acesso em: jul. 2017.
A Ponte sobre o Rio Machado, cuja denominação foi alterada, em 2011 por meio do Projeto de Lei número 12530, para Ponte Emerson Freitag. Sua extensão é de 260 metros e teve 10 metros de largura. Em 1998, um projeto foi iniciado para ampliação da Ponte, porém, em 2008, tal projeto passou a ser executado e foi concluído em 2015, e ampliou sua largura para 24 metros. Ao todo, são quatro pistas, sendo duas que seguem sentido Cuiabá e duas para Porto Velho. Com a ponte, a cidade ganhou mais 420 metros de via marginal no 2º distrito e 200 metros de marginal no 1º distrito. Disponível em: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/08/apos-7-anos-de-obras-ponte-sobre-o-rio-machado-e-inaugurada-em-ro.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/218965-ponte-emerson-freitag-denomina-ponte-emerson-freitag-boiadeiro-a-ponte-sobre-o-rio-machado-na-br-364-no-municupio-de-ji-paranu-estado-de-rondunia.html. Acesso em: jul. 2017.
Nota-se ao fundo a torre da Teleron.


Assuntos:
Cidades e vilas; Habitações; Ji-Paraná (RO); Pontes; Rondônia; Vistas panorâmicas


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística