Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50416
Código de Localidade: 3506508
Município: Birigui
Tipo de material: fotografia
Título: [Birigui Pérola Clube : jogo de] biribol : Birigui (SP)
Local: Birigui [SP]
Editor: Invicta
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Birigui Pérola Clube está localizado na Rua Mário de Souza Campos, número 665, Bairro Centro.
Disponível em: https://www.apontador.com.br/guia_de_ruas/sp/birigui/rua_mario_de_souza_campos.html. Acesso em: ago. 2017.
O Biribol é um esporte que surgiu em Birigui na década de 1960, criado pelo advogado e professor Dario Miguel Pedro. Esse esporte é praticado dentro de uma piscina com medidas especiais, 4 m de largura, 8 m de altura e 1,3 m de profundidade. A piscina é divida por uma rede e quatro jogadores ficam para cada lado. A duração da partida varia de três a cinco sets de doze pontos. As regras desse jogo são similares às do vôlei tradicional. O jogo ficou popular e surgiu em 1999 a Liga Nacional de Biribol, primeira e única entidade representativa do esporte no Brasil. A organização busca a difusão da modalidade, bem como a organização de eventos e torneios.
Disponível em: http://www.folhadaregiao.com.br/2.633/eventos-marcam-anivers%C3%A1rio-de-birig%C3%Bci-1.104049. Acesso em: ago. 2017.
Disponível em: http://vivomaissaudavel.com.br/atividade-fisica/esporte/aprenda-a-jogar-biribol-e-divirta-se-na-agua/. Acesso em: ago. 2017.
Inscrição na foto: Biribol é esporte nacional. Nasceu em Birigui – Sp., e é praticado dentro de uma piscina de 4 x 8 x 1,30 (profundidade) com o fundo nivelado e sem quebrar ondas. Jogam 4 (quatro) jogadores de cada lado, com bola e rede especiais.


Assuntos:
Birigui (SP); Clubes; Esportes; São Paulo (Estado)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística