Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50387
Código de Localidade: 3547304
Município: Santana de Parnaíba
Tipo de material: fotografia
Título: Vista [panorâmica da cidade : Igreja Matriz : Rio Tietê] : Santana de Parnaíba (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Igreja Matriz da Cidade, é considerada o marco mais importante do município. De acordo com os registros históricos, em meados de 1560, foi erguida na cidade a primeira capela, dedicada a Santo Antônio. A pequena igreja era feita de pau-a-pique e coberta de folhagens. No ano de 1580, a segunda capela, dedicada a Sant'Ana, foi construída. Em 1610 uma terceira capela foi construída, também por André Fernandes, e, em 1625, foi elevada a Matriz, hoje conhecida como Paróquia de Sant'Ana. A edificação atual data de 1882, e seu estilo é eclético, possuindo piso em canela preta e altares que acompanham a liturgia. É tombada pelo CONDEPHAAT.
Disponível em: http://www.parnaibaweb.com.br/santana-de-parnaiba/igreja-matriz.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/8ZLAjB. Acesso em: jul. 2017.
O Rio Tietê é o mais tradicional curso d'água do estado de São Paulo, não só por cortar sua capital, como também por atravessar, praticamente, todo o território paulista, desde os contrafortes da Serra do Mar até o Rio Paraná, extremo oeste do Estado. Nasce no município paulista de Salesópolis, nos contrafortes da Serra do Mar, aproximadamente na cota 1.120m acima do nível do mar. Embora nascendo a menos de 22Km de distância, em linha reta do oceano suas águas percorrem mais de 3,7mil Km antes de serem lançadas ao estuário do Prata, através do Rio Paraná. O grande desnível de seu curso tem sido aproveitado para construção de várias barragens destinadas à produção de energia hidrelétrica.
Disponível em: http://www.riotiete.com.br/historia.html. Acesso em: jul. 2017.


Assuntos:
Cidades e vilas; Habitações; Igrejas (Edifícios); Paróquias; Rios; Santana de Parnaíba (SP); São Paulo (Estado); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Igreja Matriz Santa Ana; Paróquia de Sant'Ana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística