Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50359
Código de Localidade: 5003702
Município: Dourados
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea da cidade : Praça Antônio João : Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição : Dourados (MS)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Antonio João passou a ser denominada como Praça a partir da década de 1950, mas o terreno onde está localizada a Praça já era utilizado pela população como campo de futebol e espaço para a realização das Cavalhadas em época de carnaval mesmo antes da criação do Distrito de Paz de Dourados, em 1914.
A partir de 1925, devido a construção da capela de Dourados, em frente ao terreno, o mesmo passou a ser utilizado para a realização de quermesses, cujo objetivo era levantar fundos para a construção da igreja.
A partir dos anos de 1950, alguns bancos foram colocados no terreno e Dourados, agora município, passou a chamar o referido terreno de “Praça”. Nesta época ainda ela passou a ter características próprias de uma Praça, passando a se chamar “Praça Antonio João”, em referência ao bravo tenente Antonio João defensor da Colônia Militar dos Dourados durante a Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai.
Em 1952 foram plantadas as primeiras mudas de árvores e nos anos 1960 instaladas a estátua do Tenente Antônio João Ribeiro, nascido em Poconé-MT no dia 24/11/1826, herói da Guerra do Paraguai (1864-1870).
Desde então a Praça passou por inúmeras “reformas” e “revitalizações”, durante muito tempo a Praça possuiu um chafariz em seu centro, mas que foi substituído por jardins suspensos com fontes de água.
Disponível em: https://goo.gl/kNBQ15. Acesso em: jul. 2017
A Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1925 e aberta ao público no dia 8 de dezembro, quando acolheu a imagem de Nossa Senhora da Conceição, após ser levada em procissão pelas ruas do povoado. Contudo, a bênção e a inauguração oficial aconteceram a 6 de junho de 1926, quando passou por Dourados o Pe. João Giardelli, missionário salesiano. A paróquia foi criada no dia 3 de outubro de 1935, um mês e meio antes de Dourados se tornar município. Ao se estabelecer em Dourados, no dia 18 de outubro de 1940, uma das primeiras preocupações do pároco, Frei Higino Latteck, foi ampliar a capela e dotá-la de uma sacristia e de um novo piso – reforma que foi terminada a 25 de maio de 1941.
Devido as atividades pastorais desenvolvida na Capela, logo ficou insuficiente para abrigar os fiéis, motivo pelo qual no dia 12 de março de 1944, foi lançada a pedra fundamental de uma nova Igreja matriz. Apesar de pequena, ela suscitou o entusiasmo e a união da população. Foi inaugurada a 31 de dezembro daquele ano, mas o piso e o forro só foram colocados em 1953.
Em 15 de junho de 1957 foi criada a diocese de Dourados, no ano seguinte (1958) Dom José de Aquino Pereira, primeiro bispo diocesano, abençoou a pedra fundamental da nova igreja em 3 de outubro de 1960 com a celebração do Jubileu de Prata da criação da paróquia, a primeira missa na nova igreja foi celebrada com a igreja incompleta. A igreja seria inaugurada dois meses depois, no dia da Padroeira, 8 de dezembro. A fachada de duas torres é a que permanece até os dias de hoje. Os três sinos – batizados com os nomes de Cristo Rei, Virgem Imaculada e São Francisco – foram trazidos da Alemanha por Frei Teodardo Leitz, em 1962.
Em 1988, Dom Teodardo Leitz, terceiro bispo diocesano, pensou que, ao invés de construir uma nova catedral, em outro local, e dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, como determinava o decreto de criação da Diocese, assinado pelo Papa Pio XII, seria mais fácil e prático reformar e ampliar o templo existente. Foi o que fez, e, no dia 11 de fevereiro de 1990, na presença de Dom Carlos Furno, Núncio Apostólico, foi inaugurada aquela que passou a ser, a partir de então, oficialmente, a Catedral da Diocese de Dourados. Outra importante reforma aconteceu dez anos depois, por ocasião do Ano Santo de 2000, durante o governo pastoral de Dom Alberto Först. Nesta ocasião, o templo foi enriquecido com um mosaico, reconhecido como um dos maiores e mais ricos do Brasil. As duas reformas dobraram as dimensões originais da igreja de 1960, e sua capacidade de acolhida passou de 400 para 850 pessoas.
Em 2007, durante o Jubileu de Ouro da Diocese, foram inseridas imagens nos seis nichos dispostos na fachada da catedral. No alto, duas imagens da Virgem Maria: Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, e Nossa Senhora de Guadalupe, patrona dos povos indígenas. Logo abaixo, São Benedito e Santo Antônio. Por fim, na base do triângulo, São Pedro, demonstrando a unidade da Igreja de Dourados com a Igreja de Roma; e São Francisco de Assis.
Disponível em: http://www.diocesededourados.com.br/pg/12/catedral.html.Acesso em: Acesso em: jul.2017.
Disponível em: https://goo.gl/DjbQWZ . Acesso em: Acesso em: jul.2017.
Nota-se em segundo plano à esquerda o Banco financial S. A. , atual Banco HSBC


Assuntos:
Catedrais; Cidades e vilas; Dourados (MS); Habitações; Igrejas (Edifícios); Mato Grosso do Sul; Paróquias; Praças; Ruas; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística