Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50205
Código de Localidade: 3502804
Município: Araçatuba
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Rui Barbosa : [Fonte Luminosa : Edifício Arbex : vista panorâmica da cidade] : Araçatuba (SP)
Local: Araçatuba [SP]
Editor: Graf Set Ltda
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Rui Barbosa é considerada o ponto inicial histórico e geográfico de Araçatuba. O primeiro traçado delineando a área da Praça é datado de 1912, mas um incêndio, a princípio destinado a queimar a vegetação da área, queimou também os marcos que delimitavam o perímetro da Praça.
Após o acidente a Praça Rui Barbosa foi remodelada, sendo projetada de forma a ser o ponto convergente entre as 8 ruas que o circundam, imitando a “Place de L’Etoile”, em Paris. Quanto a autoria do projeto do novo traçado da Praça Rui Barbosa há duas versões: uma atribui o projeto ao engenheiro agrimensor Antenor Vasconcellos, que teria se inspirado num desenho publicado em uma revista no início do século passado. Na época, ele trabalhava em Araçatuba com a demarcação e abertura de fazendas, lotes e ruas da cidade. Já a outra versão diz que o desenho da Praça é de autoria do agrimensor checo Adolpho Hecht, contratado pelo então prefeito de Penápolis, James Mellor, para projetar a Praça e as ruas ao seu entorno.
O traçado final, inspirado na praça parisiense, foi projetado e construído entre 1917 e 1923. Em 1917, o local ainda abrigava o campo de futebol do América Futebol Clube e em 1923, já concluída, ela deixou de se chamar Praça Cristiano Olsen para se chamar Praça Rui Barbosa, em homenagem ao político brasileiro que morreu naquele ano. A alteração no nome do Largo está registrada em lei municipal, de 21 de abril de 1923. Por ela, o então prefeito Hemílio de Magalhães Pinto determinou a mudança. O documento está no acervo do Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon.
A Praça Rui Barbosa é ainda hoje popularmente conhecida como Praça do Boi, por ter sido, durante mais de 30 anos, palco dos principais negócios de compra e venda de gado no país e o local onde os pecuaristas definiam o preço da arroba bovina.
Disponível em: http://museuaraca.blogspot.com.br/p/pracas.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://jornalvirtual.folhadaregiao.com.br/arquivo/2000/11/30/colsocial.php?PHPSESSID=b26ce240ceabe6c4bebcdca0a503ee37. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://museumarechalrondon.blogspot.com.br/2011/12/praca-ruy-barbosa.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://akordabrauna.blogspot.com.br/2012/03/memoria-adolfo-hecht.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://jornalvirtual.folhadaregiao.com.br/arquivo/2004/12/08/cida01.php. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/DXBXty. Acesso em: jul. 2017.
O Edifício Arbex foi construído na década de 1940 por Elias Miguel Arbex. Antigamente, o prédio abrigava em seu térreo um bar e nos andares superiores o Alvorada Hotel.
Disponível em: http://jornalvirtual.folhadaregiao.com.br/arquivo/2000/08/17/colsocial.php. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/PrzjZw. Acesso em: jul. 2017.


Assuntos:
Araçatuba (SP); Cidades e vilas; Edifícios; Fontes e chafarizes; Habitações; Praças; São Paulo (Estado); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Praça Cristiano Olsen; Praça do Boi


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística