Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50120
Código de Localidade: 3522307
Município: Itapetininga
Tipo de material: fotografia
Título: Vista panorâmica da [cidade] : Praça Marechal Deodoro [da Fonseca : Clube Venâncio Ayres] : Prefeitura [Municipal : Banco] Bradesco S. A. : Itapetininga (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Marechal Deodoro da Fonseca, também conhecida como Largo dos Amores, está localizada no Centro da Cidade. A Praça era denominada Praça José Soares Hungria, um dos primeiros prefeitos da Cidade, e foi ornamentada pela principal agremiação da sociedade, o Clube Venâncio Ayres e pela Prefeitura. Após a proclamação da República, recebeu seu nome atual, em homenagem ao primeiro presidente do Brasil.
A Praça é conhecida como Largo dos Amores pois nela a população da Cidade se reunia para observar os passeios dos jovens em distintas alas. As moças passeavam em círculo, sob os olhares dos rapazes postados entre as filas, com o propósito de iniciar possíveis namoros. O passeio contava com músicas emitidas do alto-falante, colocado no mais elevado prédio da cidade, o então edifício Guidugli.
Disponível em: http://jlnogueira.no.comunidades.net/praca-marechal-deodoro-da-fonseca. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://portal.correiodeitapetininga.com.br/alberto-isaac/45/ver/single/post/122/pagina/5. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/8uxZpd. Acesso em: jul. 2017.
O Clube Venâncio Ayres, fundado em 2 de fevereiro de 1888, é o clube mais antigo do interior de São Paulo. Funciona em sua sede social na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro da Cidade, e, desde 1978, possui também uma sede de campo, à 5 km do Centro. O patrono do Clube é o itapetiningano Venâncio Ayres.
Disponível em: http://www.clubevenancioayres.com.br/site/index.php/2015-09-18-12-56-27/historia-e-fundadores.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/vQsMcZ. Acesso em: jul. 2017.
A antiga Prefeitura Municipal, situada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, hoje sedia o Centro Cultural e Histórico Brasílio Ayres de Aguirre e foi fundada em 1830. Inicialmente, o Prédio foi destinado à cadeia, possuindo apenas pavimento térreo.
Em 1850, quando Itapetininga foi elevada à categoria de Cidade, havia necessidade de ser construída a sede de sua Câmara e do Fórum. No ano de 1852 foi feita a parte superior do Prédio, que passou a sediar a Câmara Municipal, a Prefeitura e, em 1854, o Fórum.
Com a saída do Fórum e da Cadeia Pública em 1906, o local continuou sendo sede da Câmara e da Prefeitura até o final da década de 1980. Em 1986, a Câmara Municipal foi transferida para a sua atual sede, localizada na Rua Monsenhor Soares, nº 251. A Prefeitura e o Fórum, em 1989, passaram a funcionar na sua atual sede, localizada na Praça dos Três Poderes, nº 1000, no Jardim Marabá.
Em 1991, o antigo prédio da Prefeitura virou Centro Cultural. As salas foram divididas para abrigar peças raras do ex-presidente Júlio Prestes. O espaço também oferece oficinas musicais e exposições de artistas.
Disponível em: https://www.itapetininga.sp.gov.br/cidade/historia/. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2012/02/centro-cultural-e-historico-de-itapetininga-sp-sera-reformado.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/8FjTBY. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/fhKN4C. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/mDQDnp. Acesso em: jul. 2017.
O Banco Bradesco S. A. está localizado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro da Cidade.
Disponível em: https://goo.gl/5g3Y7j. Acesso em: jul. 2017.
Inscrição na foto: Foto tirada do Edifício Barão de Itapetininga.
Nota-se, em terceiro plano, ao centro, o Hotel Colonial.


Assuntos:
Bancos; Centros culturais; Cidades e vilas; Clubes; Clubes esportivos; Edifícios públicos; Fóruns; Habitações; Itapetininga (SP); Praças; Prefeituras; Prisões; São Paulo (Estado); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Banco Brasileiro de Descontos S.A.; Cadeia Pública; Câmara Municipal; Centro Cultural e Histórico Basílio Ayres de Aguirre; Centro Cultural e Histórico Brazílio Ayres de Aguirre; Centro Cultural e Histórico Municipal; Club Venâncio Aires; Club Venâncio Ayres; Clube Venâncio Aires; Fórum; Largo dos Amores; Praça José Soares Hungria


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística