Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50039
Código de Localidade: 3131703
Município: Itabira
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja de Nossa Senhora do Rosário : Itabira (MG)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A fundação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Igreja do Rosário, remonta ao século XVIII com a construção de uma Capela. Há duas versões sobre a data exata de construção da Capela: a primeira versão diz que ela teria sido edificada pelo padre Manoel do Rosário, por volta de 1705; a outra, encontrada nos escritos de Saint Hilaire, atribui o crédito aos irmãos Albernaz, que chegaram na localidade no ano de 1720.
A Capela foi erigida Matriz a partir de 20 de dezembro de 1825, quando o povoado foi elevado à categoria de freguesia. O aumento do número de fieis fez surgir a necessidade da construção de um templo maior. Assim, a antiga Capela foi demolida, dando lugar a um cemitério, e a atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erguida na localidade onde sem encontra atualmente.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi tombada pelo Processo nº 338-T, inscrição número 347 do livro de Belas Artes, fl. 1, em 23-12-1949.
Em relação à estrutura física, a Igreja apresenta pintura do teto da capela-mor em caráter rococó. Carlos Del Negro, em “Contribuição ao estudo da pintura mineira”, demonstra que o pintor de tal obra é o mesmo que realizou a pintura em São Francisco de Caeté e também cita a influência de Mestre Ataíde na elaboração arquitetônica. Sua planta não apresenta a clássica divisão nave-capela mor, em que a última é sempre mais estreita, dando então um maior volume ao corpo externo da nave. As paredes laterais da Igreja, portanto, são contínuas em toda sua extensão, desde a fachada principal até a posterior. Em seu assoalho de tábua corrida estão as campas onde foram sepultados os membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, fundada em 1812. A maioria dessas são de escravos e negros alforriados.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário faz parte do Museu de Território Caminhos Drummondianos (um roteiro através da Cidade onde placas com poemas do Poeta estão localizadas nos lugares citados por ele em suas obras), com os poemas “Os Gloriosos”, “Cemitério do Rosário” e “Pintura de Forro”.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário está localizada à Avenida João Soares da Silva s/nº, Bairro Penha.
Disponível em: http://www.catedralitabira.com.br/igreja-do-rosario/. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://vivaitabira.com.br/2014/igreja-do-rosario/. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wsUnL. Acesso em: abr. 2017.


Assuntos:
Igrejas (Edifícios); Itabira (MG); Minas Gerais

Título Secundárias: Igreja do Rosário


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística