Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49748
Código de Localidade: 4118204
Município: Paranaguá
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Fernando Amaro : Clube Literário : Paranaguá, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Fernando Amaro é um tradicional logradouro público que vem do início do século XIX. Denominada em homenagem ao poeta e boêmio parnanguara daquele período, possui área de solo encharcado, saneada durante o governo Caetano Munhoz da Rocha e transformou-se numa das principais praças da cidade. Na área central existe um coreto, construído em 1914. Palco de muitas retretas, o local já foi o principal ponto de encontro de jovens parnanguaras. Nela acontecem os tradicionais encontros no Café da Praça, sedia feiras culturais aos sábados e é frequentada pela população em geral principalmente pelos aposentados.
Disponível em: http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/guia-turistico/pontos-turisticos/pracas. Acesso em: dez. 2016.
O Clube Literário de Paranaguá foi fundado em 09 de agosto de 1872. O local teve várias sedes, até chegar a atual em 1930, onde se instalou após ter sido devastado por incêndio. Por seus salões passaram Dom Pedro II e a Princesa Isabel. Encontra-se em funcionamento.
Disponível em: http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=781&evento=4. Acesso em: fev. 2017.
Nota-se ao fundo a agência do Banco do Brasil.
Fotografia cedida pela Prefeitura Municipal de Paranaguá.


Assuntos:
Clubes; Paraná (PR); Paranaguá (PR); Praças


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística