Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49668
Código de Localidade: 2510808
Município: Patos
Tipo de material: fotografia
Título: [Catedral Diocesana de] Nossa Senhora da Guia : Patos, PB
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Guia, localizada na esquina da Avenida Sólon de Lucena com a Rua Peregrino Filho, no Centro da Cidade, teve o lançamento de sua pedra fundamental realizado em 2 de junho de 1940.
A história da Catedral tem início com a primeira Igreja de Patos, a Capela de Nossa Senhora da Guia, atual Igreja Nossa Senhora da Conceição, que foi construída em 1772, em terreno doado pelos casais Paulo Mendes de Figueiredo e Maria Teixeira de Melo, João Gomes de Melo e Maria Antunes.
A Capela pertencia à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, do município e comarca de Pombal. Em 6 de outubro de 1788, após 16 anos de funcionamento, a Capela foi elevada à categoria de Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Guia pelo Vigário da Paróquia de Pombal, por ser de fácil acesso para os moradores da região.
Com o crescimento da população de Patos, a Matriz se tornou muito pequena para abrigar os fiéis. Como demolir a Paróquia não era possível, pois tratava-se de uma obra histórica para seu povo, decidiu-se construir uma nova igreja em outro local da Cidade.
Sendo assim, em 1893, lançou-se a pedra fundamental do novo e segundo templo católico de Patos no local da atual Catedral Diocesana. A nova Igreja passou a ser a Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, enquanto a antiga foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição.
Em menos de quatro décadas, a Paróquia já se mostrava pequena para abrigar todos os fiéis. Logo, o patoense Padre Fernando Gomes dos Santos idealizou a construção de um templo com maior amplitude para a Cidade e utilizou os meios possíveis para concretizar sua ideia. Depois de longas discussões com a população local, chegou-se à conclusão de que a Igreja seria demolida para ceder lugar a atual Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Guia.
Apesar dos muitos anos de funcionamento, a Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Guia só foi dedicada em 07 de agosto de 2009, por ocasião do Jubileu Áureo Diocesano. Em vista disso, o então pároco da Catedral, Padre Expedito Caetano da Silva, promoveu uma campanha chamada “Sou catedral! Sou dez!” junto ao povo de Patos para reformá-la, realizando nova pintura externa, nova grade da comunhão, novo altar de mármore no primeiro piso, dentre outras melhorias.
Disponível em: http://www.diocesedepatospb.org.br/padroeira/. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://migre.me/ww3LM. Acesso em: abr. 2017.


Assuntos:
Capelas; Catedrais; Igrejas (Edifícios); Paraíba; Paróquias; Patos (PB)

Título Secundárias: Capela de Nossa Senhora da Guia; Catedral de Nossa Senhora da Guia; Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia; Paróquia de Nossa Senhora da Guia


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística