Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49294
Código de Localidade: 3304201
Município: Resende
Tipo de material: fotografia
Autor: Maia, Flávio Guerreiro, 1911-1991
Título: Colégio Santa Ângela : Grupo Escolar Doutor João Maia : Resende, RJ
Local: Resende [RJ]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Colégio Santa Ângela está localizado na Rua Doutor João Maia, nº 11, no Centro da Cidade. Sua história teve início em 1932, quando quatro Irmãs Ursulinas da Ordem de Santa Úrsula da Alemanha, uma ordem religiosa católica, tinham a intenção de instalar uma nova fundação em Resende, onde, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, já trabalhava um Sacerdote alemão que facilitou a adaptação das Irmãs ao local.
No entanto, as religiosas ficaram retidas por conta da Revolução de 1932, e ao chegarem a Resende, a casa que lhes fora destinada sediava naquela ocasião um comando militar com 500 soldados. Dona Antonia Ramos Freire as ajudou, cedendo-lhes duas salas da sua Escola Profissional Sagrado Coração.
Em 1933 iniciou-se o Curso Primário e, em 1935, o Curso Normal de 4 anos, o qual foi extinto em 1941 e reaberto em 1946 sob nova modalidade, depois que as Ursulinas conseguiram o funcionamento do Curso Ginasial.
Após a Segunda Guerra Mundial, as Casas Ursulinas foram declaradas autônomas da Alemanha, pois as Casas Mantenedoras não tinham mais condições de sustentá-las. Fez-se, portanto, necessário o recrutamento de vocações no próprio país. Assim, criou-se a Comunidade do Santa Ângela de Resende, que se agregou à União Romana da Ordem de Santa Úrsula.
Em 1974, com objetivo de melhor desempenhar sua missão na comunidade Resendense, o Colégio Santa Ângela, que até então fora exclusivamente aberto para acolher meninas, abriu suas portas para acolhida também de meninos e passou a funcionar também à noite, com cursos profissionalizantes e o supletivo.
Disponível: http://www.santaangela.org.br/nossa-historia.html. Acesso em: mar. 2017.
Disponível em: http://migre.me/weLDB. Acesso em: mar. 2017.
O Grupo Escolar Doutor João Maia foi construído no final do século XIX, sob forma de Escola Complementar e Grupo Escolar Hilário Ribeiro, dirigido pelo professor Epiphanio Martins.
No dia 01 de junho de 1911, a Escola Complementar e Grupo Escolar Hilário Ribeiro foi oficialmente denominada Doutor João Maia, em homenagem ao Doutor que nasceu na Cidade.
Em 15 de março de 1925, num terreno comprado e doado por descendentes do Barão do Bananal, Luís da Rocha Miranda, o governo do Estado do Rio mandou construir na Praça Oliveira Botelho, amplo prédio em estilo colonial para abrigar o Grupo Escolar, tendo como diretora a professora Maria da Glória Peixoto Santos.
O prédio novo do Grupo Escolar Doutor João Maia foi benzido pelo Cônego Bulcão e o ato festivo contou com a presença de autoridades, entre elas o governador Feliciano Sodré, o prefeito Thomaz de Aquino, o deputado federal Oliveira Botelho, vereadores e o jornalista Alfredo Sodré, orador oficial daquele evento.
Com o crescimento da Cidade, fazia-se necessária a abertura de novas salas de aula. Logo, em 1969, teve início a obra de ampliação, sendo reinaugurada em 1970. A torre central e as duas janelas que lhe davam traço colonial foram demolidas, mas o espaço passou a ter dois pavimentos.
Disponível em: http://arquivoresende.blogspot.com/2011/05/1911-2011-centenario-do-colegio-dr.html. Acesso em: mar. 2017.
Disponível: http://migre.me/weLTn. Acesso em: mar. 2017.
Nota-se, em primeiro plano, parte da Praça Oliveira Botelho.


Assuntos:
Edifícios escolares; Escolas; Resende (RJ); Rio de Janeiro (Estado)

Título Secundárias: Colégio das Irmãs Ursulinas; Colégio Doutor João Maia; Colégio Dr. João Maia; Escola Complementar e Grupo Escolar Hilário Ribeiro; Grupo Escolar Dr. João Maia


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística