Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49262
Código de Localidade: 3554003
Município: Tatuí
Tipo de material: fotografia
Título: Clube XI de Agosto : Tatuí, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1984
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Clube XI de Agosto foi fundado em 11 de agosto de 1929.
Teve como seu primeiro presidente indicado, de forma extraoficial, Procedino de Almeida, o Dingo. O presidente, que era bancário, não chegou a assumir e acabou deixando o cargo para o vice-presidente Frederico Holtz.
O advogado Chichorro Netto elaborou o estatuto do Clube.
No Clube, há o Estádio Doutor Gualter Nunes, o qual começou como um campinho de várzea, o Espaço foi conseguido através da influência de Gualter Nunes, que obteve a doação da área. Primeiramente, foi doado a Gualter Nunes que, depois, oficializou doação à Associação Atlética XI de Agosto. Em junho de 1930 o campo foi fechado com tábuas, para ser construída uma arquibancada. O primeiro jogo foi realizado na data de 11 de agosto daquele ano contra a Associação Atlética Pindorama, mas sua inauguração oficial deu-se cinco anos depois, em 11 de agosto de 1935, contra o Palestra Itália – atual Sociedade Esportiva Palmeiras –. A oficialização do Espaço ocorreu somente no ano de 1946.
O mascote do clube é a Égua Vermelha.
Dentre seus principais títulos estão o tricampeonato amador da Liga Tatuiana de Futebol (LITAFU) nos anos de 1940, 1941 e 1942. Além disso, é Bicampeão Municipal de Futebol Varzeano em 1957 e 1958 e Campeão do Campeonato Municipal de Futebol Varzeano em 2003.
Disponível em: http://cacellain.com.br/blog/?p=56847. Acesso em: jan. 2017.
Inscrição na foto: Luiz Biscaro, Chefe da Agência do IBGE.


Assuntos:
Clubes esportivos; São Paulo (Estado); Tatuí (SP)

Título Secundárias: Clube 11 de Agosto; Clube Onze de Agosto


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística