Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49033
Código de Localidade: 4204202
Município: Chapecó
Tipo de material: fotografia
Autor: Zolet, Victorino Biazio, 1930-
Título: Secretaria dos Negócios do Oeste : Chapecó, SC
Local: Chapecó [SC]
Editor: Real Foto Estúdio
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Secretaria dos Negócios do Oeste, SNO, foi inaugurada em dezembro de 1963. Criada através da Lei nº. 3238/63 para administrar uma área de 15 mil e 500 metros quadrados da Região Oeste do Estado, e nela compreendia 34 municípios e aproximadamente 700 mil habitantes.
A Secretaria visava melhorar o atendimento à população do Oeste, com obras para melhoria da qualidade de vida, tendo em vista a distância da capital do Estado com a região. O engenheiro civil Serafim Enoss Bertaso foi nomeado para assumir a Secretaria.
A Região mantinha todos os quesitos para o seu desenvolvimento: condições naturais, mão de obra disponível, matéria prima abundante, capacidade empresarial. Com a criação da Secretaria, o Governo se aproximou para viabilizar essas questões.
A Secretaria dos Negócios do Oeste teve participação decisiva na construção de pontes, hospitais, estradas de rodagem, escolas, aeroportos, delegacias, cadeias públicas, postos de saúde, incluindo outros prédios que alojaram órgãos estaduais, como fóruns, quartéis, penitenciárias. São obras da construção civil vinculadas ao Governo do Estado de Santa Catarina. Ao coordenar a ação política, a Secretaria prestava assistência aos municípios e encaminhava as demandas para o Colegiado, que era comandado pelo Governador do Estado.
A sede da Secretaria foi Chapecó, com orçamento próprio para todos os setores administrativos. A sede administrativa foi instalada num moderno prédio para a época, que ainda abrigava diversas repartições estaduais, como a Coordenadoria Regional de Educação, Inspetoria Regional de Tributos, Secretaria de Agricultura e outros.
Disponível em: http://retratosdechapeco.blogspot.com/. Acesso em: jan. 2017.


Assuntos:
Chapecó (SC); Edifícios públicos; Negócios; Santa Catarina

Título Secundárias: Coordenadoria Regional de Educação; Inspetoria Regional de Tributos; Secretaria de Agricultura; SNO


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística