Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48997
Código de Localidade: 2103000
Município: Caxias
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça Dias Carneiro : Companhia de Fiação e Tecidos União Caxiense S. A.] : Caxias, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Dias Carneiro, popularmente conhecida como Praça do Pantheon, foi construída no largo que ficava em frente a então Companhia de Fiação de Tecidos União Caxiense, onde funcionavam a delegacia, tribunal do júri e Câmara de Vereadores, na área central da Cidade. O espaço foi assim denominado em homenagem ao industrial Francisco Dias Carneiro. Posteriormente foi urbanizada ganhando bustos de Dias Carneiro, Coelho Neto, Gonçalves Dias e Vespasiano Ramos.
No ano de 2015 a Praça foi totalmente revitalizada, com trabalho paisagístico, sistema de irrigação, reparos nas grades, novo piso, recuperação dos bustos dos expoentes da literatura naturais de Caxias, nova iluminação, além de postes no estilo colonial. Também foi reinaugurada a fonte que existe no local, com espelho d’água e iluminação.
Disponível em: https://eziquio.wordpress.com/tag/arquitetura/. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://caxiensevelhaguarda.blogspot.com/p/cidade-de-caxias.html. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://caxias.ma.gov.br/noticia/entrega-da-reforma-da-praca-do-pantheon-marca-revitalizacao-do-cartao-postal-caxiense. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vRjxK. Acesso em: jan. 2017.
A Companhia de Fiação e Tecidos União Caxiense S. A. foi fundada em 1889 por três sócios, Antônio Joaquim Ferreira Guimarães, Manoel Correia Baima de Lago e Francisco Dias Carneiro. A Fábrica, criada no período de expansão da indústria têxtil no país, tinha como principal objetivo a produção de fazendas para comercialização, tendo em vista a escassez do produto no mercado maranhense. Mas foi durante a Segunda Guerra que ocorreu o apogeu da Indústria, com o fornecimento de matéria-prima para o exterior. A Companhia, que declarou falência em 1950, foi um dos fatores de desenvolvimento da região.
O prédio da extinta União Caxiense foi o primeiro tombamento isolado ocorrido na cidade, pelo Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Maranhão (Dphap/MA), sob o Decreto nº 7.660, de 23 de junho de 1980, e inscrito no Livro de Tombo em 15 de outubro de 1980.
O prédio de 6000m² edificado em pedra, cal e alvenaria de tijolo, com estrutura metálica inglesa e telhas francesas, ficou abandonado até a década de 1970 quando a administração pública adquiriu o imóvel e o transformou no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney.
O prédio da antiga Companhia de Fiação e Tecidos União Caxiense S. A. está localizado na Praça Dias Carneiro, no centro de Caxias.
Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp136722.pdf. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://caxiasmaranhaoma.blogspot.com/2013/04/historico-e-cultural-centro-de-cultura.html. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000388994&fd=y. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://caxiasprincesadosertao.blogspot.com/2010/02/centro-de-cultura.html. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vT137. Acesso em: jan. 2017.


Assuntos:
Caxias (MA); Centros culturais; Fábricas; Indústria têxtil; Maranhão; Praças

Título Secundárias: Centro de Cultura Acadêmico José Sarney; Companhia Manufatora Gonçalves Dias S. A.; Companhia União Caxiense; Praça do Pantheon


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística