Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48906
Código de Localidade: 3118304
Município: Conselheiro Lafaiete
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Tiradentes : Clube Carijós : Prefeitura Municipal : Cadeia Pública : Conselheiro Lafaiete, MG
Local: [São Paulo]
Editor: ColonVist
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Tiradentes tem sua origem remontada ao início da elevação da atual cidade a Vila real de Queluz. Em 1790, com a expansão dos logradouros, o senhor Visconde General mandou levantar o Pelourinho da referida Vila, no local onde posteriormente seria construída a Praça Nova, que segundo a Prefeitura da cidade, é a atual Praça Tiradentes.
Em 1906 a Lei nº 173, em seu art. 6 denomina de Rua Tira-Dentes o espaço compreendido entre o Largo da Matriz até a antiga Capela do Carmo, local da atual Praça Nossa Senhora do Carmo. E foi em parte da extensão desta Rua que, mais tarde, foi construída a Praça Tiradentes. Com o passar do tempo, a Praça tomou feições próprias, se separando completamente do antigo Largo.
A partir da década de 1930, a Praça começou a sofrer suas grandes transformações sob o governo do prefeito Dr. Mário Rodrigues Pereira, em 1935 a Praça foi modificada, nesse ano o prefeito constitui um coreto.
Na década de 1940, a Praça já se encontrava calçada com paralelepípedos, toda alinhada, os passeios e o jardim, calçados com mosaicos, formando desenhos; e novas construções ali se fizeram, como a construção da fonte luminosa em março de 1940 e o abrigo para ônibus no mesmo ano.
Na praça encontram-se os seguintes monumentos, o Relógio Queluz; a Índia Carijó; Fonte Luminosa; o Coreto e o monumento a Tiradentes.
Disponível em: http://conselheirolafaiete.mg.gov.br/portal/pontos-turisticos/pracas/. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vWgbG. Acesso em: jan. 2017.
O Clube Carijós foi fundado por sugestão de Hermano Dias de Souza, em uma reunião realizada na Câmara Municipal, às 17:00h de 25 de fevereiro de 1912, tendo sido adotado o nome Clube Carnavalesco Carijós.
A bandeira do Clube foi hasteada pela primeira vez no dia 14 de julho de 1912. Na Assembleia de 10 de Abril 1921, foi aprovada uma proposta de Diretoria para a retirada da denominação do Clube a palavra Carnavalesco.
Onde é hoje o prédio do Clube Carijós, havia um antigo salão do Teatro Santa Cecília. Neste teatro foram encenadas várias peças teatrais, uma peça que obteve grande sucesso foi sobre Tiradentes. O Clube Carijós, é uma construção do ano de 1970, em estilo moderno, que sedia jogos de vôlei, futebol de salão, basquete, peteca, escolinhas de futsal e basquete para sócios e não sócios, eventos para a terceira idade, entre outras promoções artísticas.
Disponível em: http://clubecarijos.com.br/clube/historia. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vWheH. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vWhhE. Acesso em: jan. 2017.
A Prefeitura Municipal teve sua atual sede construída em 1942, no mesmo local do antigo que foi demolido em 1940. O prédio abrigou a Câmara Municipal desde sua construção até 1979, quando a mesma foi mudada para um endereço próprio, na Rua Assis Andrade.
Disponível em: https://www.portal123.com/lafaiete/lafaiete_camara.html. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vWheH. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vWhQA. Acesso em: jan. 2017.
A Cadeia pública teve sua construção iniciada em 1870, após a licença, concedida por D. Pedro I em 30 de abril de 1830, para fazer correr 10 loterias, com fundo de 300$000 réis para a construção de uma cadeia própria.
A princípio o prédio deveria ter dois pavimentos, sendo que, no andar térreo funcionaria a cadeia e no andar superior a Câmara Municipal. O engenheiro da província, José Álvares Araújo e Souza, traçou o desenho do prédio, sendo responsável da obra de alvenaria José Joaquim Gonçalves Simões.
Após uma fiscalização do Governo Provincial, no ano de 1873, havendo modificações no projeto original, o governo negou-se a conceder o restante do empréstimo. Sendo assim, a Câmara assumiu as despejas para a conclusão da obra, sem construir o segundo pavimento; abrigando, portanto, no dito prédio somente a Cadeia Pública.
O imóvel na origem da construção possuía paredes em pedra, com pé direito de aproximadamente 5 metros, duas salas laterais que dão acesso ao pátio, com cinco celas, cobertura de telhas francesas, forro de tábuas e piso de pedra. Seu estilo assemelhava-se ao das construções coloniais, embora edificado já na segunda metade do século.
Em 1978, encontrava-se o prédio da Cadeia em precário estado de conservação, o então prefeito, Pedro Silva, iniciou processo de reforma do prédio, o que se efetivou no final do ano de 1980.
Em 1987, a Cadeia Pública transferiu-se para um novo prédio, construído no Bairro Angélica.
Após restauração da fachada e parte interna, o prédio, em 15 de agosto de 1987, passou a abrigar a Biblioteca Antônio Perdigão, Museu e Arquivo da Cidade. O acervo consta de centenas de documentos do século passado, livros da Câmara, obras de artes, coleções de variedades, vestuário, porcelanas, jornais, revistas e literatura informativa.
Em 2010, o acervo histórico, artístico e museológico foi municipalizado, sendo reaberto à visitação pública, em 14 de setembro, após mais de um ano fechado para reformas.
Disponível em: http://conselheirolafaiete.mg.gov.br/portal/pontos-turisticos/museus/. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vWheH. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vWi4R. Acesso em: jan. 2017.
Nota-se ao fundo as torres da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.


Assuntos:
Arquivos (Edifícios); Bibliotecas (Edifícios); Câmaras municipais; Clubes; Conselheiro Lafaiete (MG); Edifícios públicos; Minas Gerais; Museus (Edifícios); Praças; Prefeituras; Prisões; Teatros

Título Secundárias: Arquivo e Museu Antônio Perdigão; Biblioteca Antônio Perdigão – Museu e Arquivo da Cidade; Cadeia Municipal; Câmara Municipal; Praça Nova; Teatro Santa Cecília


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística