Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48897
Código de Localidade: 3118304
Município: Conselheiro Lafaiete
Tipo de material: fotografia
Título: [Igreja Matriz de] Nossa Senhora da Conceição : Conselheiro Lafaiete, MG
Local: Conselheiro Lafaiete [MG]
Editor: Studio Roberto Lafaiete
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi instituída em 1709, pelo bispo do Rio de Janeiro, Dom Francisco de São Jerônimo e foi a 13ª de Minas Gerais, em ordem cronológica. Nessa época, a Igreja Matriz situava-se em outro local, sendo que, o atual templo foi construído a partir de 1732.
Em meados do século XIX, a Igreja Matriz e a Praça Barão de Queluz foram palco de um embate da Revolução Liberal de 1842, ocasião em que o templo foi usado como refúgio e fortificação.
A edificação religiosa conta com pequeno adro a sua volta, estando o mesmo ligeiramente elevado em relação às ruas. O acesso se dá por escadaria frontal e lateral. Aos fundos há área semicircular. Lateralmente, há ajardinamento entre o passeio de nível inferior e a área de circulação próxima às fachadas. Um antigo cemitério ocupava esse adro e foi extinto no início do século XX.
O painel do altar-mor, os retábulos e altares, possuem características das três classes barrocas do Brasil Colonial e de outras estéticas posteriores, que configuram o processo histórico de mais de duzentos e cinquenta anos. A imagem do Senhor dos Passos, vinda de Portugal, no século XVII, tem o sangue da testa e das mãos encarnadas em rubi.
Em seu interior, estão sepultados, entre os restos mortais de outras figuras famosas, os do Barão de Pouso Alegre e o da Baronesa, bem como as cinzas do seu filho, o conselheiro do Império, Lafayette Rodrigues Pereira, patrono da Cidade.
Disponível em: http://conselheirolafaiete.mg.gov.br/portal/pontos-turisticos/igrejas/. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://www.igrejamatrizcl.com.br/a-paroquia/historia/. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: https://patrimonioespiritual.org/2016/01/28/matriz-de-nossa-senhora-da-conceicao-conselheiro-lafaiete-mg/. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vVD3t. Acesso em: jan. 2017.
Nota-se à direita parte da Praça Barão de Queluz.


Assuntos:
Conselheiro Lafaiete (MG); Igrejas (Edifícios); Minas Gerais; Paróquias

Título Secundárias: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística