Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48855
Código de Localidade: 3505500
Município: Barretos
Tipo de material: fotografia
Título: [Parque do Peão Os Independentes] : Barretos, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Parque do Peão Os Independentes, localizado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, quilômetro 428, no Parque Residencial Santo Antonio, foi inaugurado em 15 de julho de 1955.
Nesta década, o Rodeio veio substituir as Cavalhadas, que simbolizavam a luta dos Cristãos contra os Mouros e isso já era a atração principal da festa, causando empolgamento entre os espectadores que se identificavam com o evento que mistura esporte com o trabalho diário nas fazendas.
Em sua fundação, Antonio Renato Prata assume a presidência. No mesmo período, a Festa tinha duração de dois dias, eram realizadas em circos alugados. Havia atrações como a Catira, que é uma das danças do Folclore brasileiro, Conjuntos de Violeiros, Queima do Alho e Desfile típico com carros de boi e conjuntos folclóricos e Pau de Sebo.
Não havia eleição para a Rainha, pois o clube escolhia uma moça da cidade para ser a representante da festa.
Em 1956, Joaquim Luiz Goulart assume a presidência. O mesmo estabelece que o Evento contaria com gincanas, partidas de futebol e pau-de-sebo.
Em 25 de agosto do mesmo ano, foi realizada a primeira Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, num picadeiro de circo de touradas no Recinto Paulo de Lima Correa, sendo a primeira Festa do gênero no Brasil. Entra para a história o primeiro campeão de Rodeio Aníbal Araújo.
Em 1958, José Domingos, conhecido como Zequinha, assume a presidência do local.
Em 1959, é marcado pela vitória de Zé Ribeiro, que foi o primeiro peão não-barretense. Além disso, Joaquim Luiz Goulart retoma a presidência.
Na década de 1960, a Festa, que já era conhecida por todo país, passa a ser realizada em cinco dias, com apresentação de peões estrangeiros vindos da Argentina, Paraguai e Uruguai e danças do folclore Sul-Americano e de várias regiões do Brasil.
Em 1960, Alaor de Ávila assume, pela primeira vez, a presidência. Maurício Lourenço Faria monta, pela primeira vez, na arena de Barretos. Começava ali a carreira de um dos maiores nomes do esporte.
Em 1964, o evento foi declarado de utilidade pública e oficializado por Lei Estadual.
Em 1967, o clube adquire seu primeiro patrimônio, um prédio dentro da cidade onde se instalou a sua sede administrativa. Nesta época a festa conta com a presença de personalidades como Chico Buarque e Mazzaropi.
Na década de 1970, acontece o primeiro concurso para a escolha da Rainha. A primeira visita de um presidente acontece em 1972, e Emílio Garrastazu Médici vem conhecer e prestigiar a festa. Nesta época foi lançada a ideia da construção do Parque do Peão. Também criam o primeiro Baile típico – Peão e Sambão – realizado na sede social do clube Grêmio Literário e Recreativo de Barretos.
Na década de 1980, o clube amplia seu patrimônio com a aquisição de uma gleba de 40 alqueires para a instalação do Parque do Peão.
Em 1983, com o início das montarias em touros, houve a internacionalização do rodeio.
Em 1985, houve a 30º Festa do Peão, que fora realizada no novo espaço.
Em 1989, foi inaugurado o Estádio de Rodeios, projetado por Oscar Niemeyer, com capacidade para 35 mil espectadores sentados. Também marcaram esta época: o início do Festival da Violeira, a primeira Festa do Peãozinho e a presença dos presidentes João Figueiredo e José Sarney.
Em 1993, Mauri Abud Wohnrath assume a presidência.
Em 1994, aconteceu o primeiro evento internacional com presença de peões americanos, canadenses e australianos.
Em 1996 foram incorporados à área do Parque do Peão mais 10 alqueires. Com isso, houve a realização de mais shows e a presença de artistas internacionais, como Garth Brooks e Alan Jackson.
Em 1999, é inaugurado o Rancho do Peãozinho, que mostra a cultura e o folclore sertanejo em uma área de 30 mil metros quadrados. Ali acontecem atividades diversas e voltadas as crianças.
Em abril de 2001, devido a instituição da Lei 10.220/2001, o peão de rodeio é considerado atleta profissional.
Em 2002, a Festa passa a ser realizada durante 11 dias. Em 17 de julho do mesmo ano, o Presidente da República Fernando Henrique Cardoso sanciona o Projeto de Lei que dispõe sobre a promoção e a fiscalização da defesa sanitária animal, quando da realização de rodeio.
Em 2005, foi realizada a 50ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos durante os dias 11 e 28 de agosto. Além disso, foi inaugurado o Memorial do Peão, no Parque do Peão, com o acervo que conta a história da Festa e de Os Independentes.
Disponível em: http://migre.me/vJMzl. Acesso em: dez. 2016.
Disponível em: http://www.independentes.com.br/festadopeao/historia. Acesso em: dez. 2016.


Assuntos:
Barretos (SP); Clubes; Parques; São Paulo (Estado)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística