Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48531
Código de Localidade: 5008305
Município: Três Lagoas
Tipo de material: fotografia
Título: Prefeitura Municipal : Três Lagoas, MS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Prefeitura Municipal começou a ser construída em 1944, na administração de Rosário Congro.
O prédio, hoje chamado de Paço Municipal Rosário Congro, em homenagem ao ex-prefeito, teve construção rápida. Um ano depois do início das fundações, ele já estava pronto para abrigar, não apenas as repartições públicas municipais, como o Legislativo e o Judiciário da cidade. Como, até então, a Prefeitura não contava com muitos prédios públicos, a estrutura, grande para a época, serviu para abrigar também a Câmara de Vereadores e o Tribunal do Júri. Durante o dia, o Tribunal usava a plenária da Câmara, onde funcionava o setor de tributação do município, para a realização de julgamentos. À noite, as instalações acomodavam as sessões da Câmara.
O prédio foi tombado patrimônio histórico de Três Lagoas em 2013. Antes disso, a necessidade de ampliar o número de salas e departamentos municipais fez com que boa parte da estrutura original fosse descaracterizada, restando a fachada da prefeitura e também o paço municipal com as mesmas características de quando fora construído.
Atualmente o prédio abriga a Secretaria de Educação e Cultura e alguns departamentos municipais.
Disponível em: https://issuu.com/revistase7e/docs/revista_jp_100_anos_web3_. Acesso em: nov. 2016.
Disponível em: http://migre.me/vwlPw. Acesso em: nov. 2016.


Assuntos:
Câmaras municipais; Cultura; Edifícios públicos; Educação; Mato Grosso do Sul; Prefeituras; Três Lagoas (MS); Tribunais (Edifícios)

Título Secundárias: Câmara de Vereadores; Paço Municipal Rosário Congro; Secretaria de Educação e Cultura; Tribunal do Júri


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística