Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48500
Código de Localidade: 4208906
Município: Jaraguá do Sul
Tipo de material: fotografia
Título: Estação [da Rede de Viação Paraná Santa Catarina] : Jaraguá do Sul, SC
Local: Jaraguá do Sul [SC]
Editor: Foto Piazera
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1907, a chegada da linha férrea em Jaraguá do Sul deu um grande impulso para a economia da então Colônia Jaraguá. A primeira Estação já estava em construção e foi inaugurada em 1909. O primeiro prédio foi ampliado em duas ocasiões mas, com o crescimento da população e o aumento do envio de cargas, passou a não suportar mais a demanda e ficou sobrecarregado. O prefeito na época, tenente Leônidas Cabral Herbster, buscou a ajuda do interventor de Santa Catarina, Nereu Ramos, para que o apelo por uma nova estrutura chegasse até o Governo Federal. Em 1943, a nova Estação Ferroviária foi inaugurada, sendo um marco para a história da cidade. A antiga Estação, nessa época, foi transformada em um terminal de cargas. A nova Estação Ferroviária não era apenas um terminal de passageiros e cargas: no entorno do prédio foi construída uma área de lazer, uma opção de divertimento e de interação social entre os cidadãos. O prolongamento até o Mercado Público formou, junto com o atual Terminal Urbano, o Centro Histórico de Jaraguá do Sul. A Rua Independência foi alargada e tornou-se a Avenida Getúlio Vargas, com um forte comércio se estabelecendo em torno da Estação. Era considerada um verdadeiro centro de informações, pois notícias de todo o Brasil chegavam através da ferrovia. O local também era um ponto de encontro da comunidade, em que vários cidadãos passavam o tempo observando a chegada e saída de pessoas, e os jovens utilizavam o espaço para se socializar e buscar namoros. A Estação Ferroviária também foi testemunha de importantes acontecimentos históricos, como a partida e a recepção dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
De 1944 a 1991, a popular Litorina transportou pessoas entre Corupá e São Francisco do Sul diariamente e em diversos horários. Mas a construção de estradas, como a BR-280, e a popularização do transporte rodoviário, com mais opções de destinos, fez com que o transporte ferroviário de passageiros fosse abandonado no Vale do Itapocu. Atualmente, apenas o transporte de cargas vindas do porto de São Francisco e do interior do Paraná passa pelos trilhos de Jaraguá do Sul. Em 1998, a Estação e o armazém de cargas foram tombados pela Fundação Catarinense de Cultura. Em 2005, a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul adquiriu os dois prédios após longos anos de negociação. O projeto de revitalização foi aprovado no Ministério da Cultura e os recursos para a obra foram captados através da Lei Rouanet. A revitalização do Centro Histórico de Jaraguá do Sul, finalizada em 2008, trouxe um novo ar para a área. O abandono e a deterioração deram lugar a um novo espaço, que conta com uma praça e um anfiteatro. O armazém de cargas comporta a estrutura da Biblioteca Pública Rui Barbosa. O prédio do antigo terminal passou a receber o Museu da Paz, que contém peças alusivas a Segunda Guerra Mundial e a participação dos brasileiros no confronto.
Disponível em: http://poracaso.com/estacao-ferroviaria-jaragua-do-sul-historia-antigamente/. Acesso em: nov. 2016.


Assuntos:
Bibliotecas (Edifícios); Estações; Ferrovias; Jaraguá do Sul (SC); Museus (Edifícios); Santa Catarina

Título Secundárias: Biblioteca Pública Rui Barbosa; Estação Ferroviária; Museu da Paz


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística