Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48458
Código de Localidade: 2602902
Município: Cabo de Santo Agostinho
Tipo de material: fotografia
Título: Rhodia Nordeste S. A. : Cabo de Santo Agostinho, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 19 de dezembro de 1919, a Societé Chimique des Usines du Rhône formalizou, na sede do consulado brasileiro em Paris, na França, a constituição da Companhia Chimica Rhodia Brasileira. O objetivo era construir uma fábrica para produzir no Brasil o lança-perfume lançado no final do século XIX e que era importado pelos brasileiros, fazendo um enorme sucesso nos carnavais desde 1907. Em 1924, a empresa iniciou a fabricação de seus primeiros produtos farmacêuticos.
Em 1929, a Rhodia implantou sua primeira atividade no setor têxtil, a Companhia Brasileira de Sedas Rhodiaseta, para produzir fio de acetato de celulose, passando a oferecer fios artificiais.
Em 1931, a fábrica em Santo André (SP) entrou em operação produzindo o fio acetato, a chamada “seda artificial”.
Em 1966, instalou-se no município de Cabo de Santo Agostinho (PE), com uma fábrica para produção de poliéster.
Em 2011, o grupo belga Solvay adquiriu o Grupo Rhodia. No Brasil, o Grupo decidiu manter a marca Rhodia. Foi um caso único em todo o mundo.
Atualmente, o antigo complexo do Grupo Rhodia abriga uma unidade da MG Fibras Brasil, uma empresa pertencente ao Grupo Mossi & Ghisolfi (M&G), que se dedica ao desenvolvimento e produção de fibras de poliéster, que são comercializadas com a marca Alya.
Disponível em: http://www.mgfibrasbrasil.com.br/empresa/perfil/. Acesso em: out. 2016.
Disponível em: http://www.rhodia.com.br/pt/company/sobre-o-grupo/a-rhodia-no-brasil/historia/index.html. Acesso em: out. 2016.
Inscrição na foto: Rhodia Nordeste S. A.


Assuntos:
Cabo de Santo Agostinho (PE); Fábricas; Indústria têxtil; Medicamentos; Pernambuco

Título Secundárias: M&G Fibras Brasil S. A.; MG Fibras Brasil S.A.; Rhodia Solvay Group


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística